O CEO da Tesla, Elon Musk, quis utilizar as câmeras dos carros elétricos da montadora para espionar os motoristas dos veículos. A informação foi divulgada na biografia do bilionário, que foi escrita pelo jornalista Walter Isaacson e publicada recentemente.
Segundo o livro, a justificativa apresentada por Musk para gravar os motoristas dos carros da Tesla foi para usar as imagens como evidência em investigações de acidentes sobre o piloto automático e recursos de direção autônoma dos modelos da marca.
O executivo acreditava que a maioria dos acidentes era causada por maus motoristas e queria usar os vídeos para provar eventuais falhas humanas durante a condução. Musk quis coletar as imagens sem o conhecimento dos motoristas, de acordo com a biografia.
Contudo, outros executivos da Tesla resistiram e um aviso de privacidade foi incluso na ideia. A empresa ainda não usou imagens internas dos veículos para se defender em processos ou investigações relacionadas ao piloto automático dos carros.
Muitos carros da Tesla têm uma câmera na parte interna para monitorar o nível de atenção do condutor e alertar o motorista em casos de distração na estrada. O sensor estreou no Model 3, lançado em 2017, e depois no S/X, mas não foi ativado até 2021.
Atualmente, a câmera é usada para garantir que os motoristas estejam observando a estrada na execução da direção autônoma. A Tesla afirma manter a privacidade dos seus clientes e nenhuma imagem interna chegou a ser divulgada pela empresa até o momento.
E você, o que acha sobre essa ideia do Musk? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Veja tambm