A Tesla se tornou rapidamente conhecida por fabricar alguns dos carros mais avançados do mundo, mas como a BYD está quase alcançando-a em vendas, Elon Musk anunciou hoje que a sua montadora investirá em uma nova tecnologia em 2025. Estamos falando de robôs humanoides que inicialmente serão destinados ao “uso interno” da Tesla.
A declaração foi dada por Elon Musk ao responder uma publicação de um usuário do X que estava discutindo as próximas tecnologias que serão adotadas pela indústria segundo as previsões de Daniel Kokotajlo, um ex-funcionário da OpenAI, a empresa criadora do ChatGPT.
Tesla will have genuinely useful humanoid robots in low production for Tesla internal use next year and, hopefully, high production for other companies in 2026
— Elon Musk (@elonmusk) July 22, 2024
Em tradução direta, Elon Musk deu a seguinte resposta:
A Tesla terá robôs humanóides genuinamente úteis em baixa produção para uso interno da Tesla no próximo ano e, esperançosamente, alta produção para outras empresas em 2026.
Como Musk foi muito vago na sua declaração, ainda não sabemos se os robôs terão algum tipo de inteligência artificial, em qual setor da Tesla serão utilizados ou quais tecnologias terão.
Going for a walk with Optimus pic.twitter.com/6mLJCUp30F
— Elon Musk (@elonmusk) January 31, 2024
Por outro lado, é possível que Elon Musk esteja se referindo ao Optimus, um robô apresentado pela Tesla em 2021 com formato humanoide, mas que ainda não chegou ao mercado. Segundo ele, este pode ser o projeto mais valioso já feito pela Tesla, superando até os carros com direção autônoma.
Em abril, o bilionário disse que o Optimus será lançado até o fim de 2024, com vendas iniciando em 2025, sendo que cada unidade deve custar cerca de US$ 20 mil para ser produzida. A expectativa é que mais detalhes sejam revelados no evento Tesla “Robotaxi” que será realizado em outubro deste ano.
Saiba mais