Dragon’s Dogma 2 chegou ao mundo nesta sexta-feira, mas a repercussão geral entre o público está sendo complicada. O jogo está sendo bombardeado com críticas negativas na Steam, principalmente pelo excesso de microtransações, preocupações relacionadas ao desempenho do jogo (antes mesmo da estreia, jogadores já planejam uma matança de NPCs para melhorar o FPS) e à presença de uma extensa lista de DLCs disponíveis no dia do lançamento.
No geral, há uma classificação geral “mista”, com apenas cerca de 40% das mais de 6.300 análises até o momento sendo positivas.
O principal ponto de discórdia são as microtransações, com um total de 21 DLCs disponíveis para o jogo no momento do lançamento. A maioria desses conteúdos adicionais consiste em itens do próprio jogo, como cristais de fenda, pedras despertadoras, cristais de teleporte e conjuntos de acampamento.
O volume enorme de microtransações pode ser atribuído à disponibilidade de diferentes pacotes de itens, oferecendo variedades e níveis de poder distintos.
Mas para os jogadores que preferem uma experiência mais desafiadora, é possível ignorar a maioria desses itens, pois podem ser obtidos naturalmente ao longo do jogo.
No entanto, há um debate em curso sobre certos itens, como os cristais de teleporte e um livro consumível chamado “Art of Metamorphosis”, que permite aos jogadores alterar a aparência de seus personagens.
In the 100+ hours I’ve put into Dragon’s Dogma 2 I haven’t needed a single MTX. Character changes, camping gear, wakestones, rift crystals, portstones, etc.
All of this is obtained in game just playing. Literally, just play the game and you get all this stuff.
— FightinCowboy (@Fightincowboy) March 22, 2024
Alguns jogadores argumentam que a inclusão de microtransações para esses itens, considerando as limitações no jogo, parece uma estratégia de venda de características essenciais do jogo. Apesar disso, é importante notar que esses itens também podem ser adquiridos através da jogabilidade tradicional.
Por fim, uma microtransação em particular, que oferece uma chave de uso único para escapar da prisão dentro do jogo, gerou críticas adicionais, levando a discussões sobre a ética das microtransações e seu impacto na experiência do jogador.
Veja mais