A Digital Foundry, conhecido canal do YouTube focado em hardwares de computadores e consoles, revelou mais informações do que podemos esperar da GPU do novo PlayStation 5 Pro, o novo console da Sony para aguentar a metade da atual geração, que pode chegar aos mercados ainda este ano.
O chip gráfico do console deve contar uma velocidade de 2,18 GHz, porém, com um certo “boost”, é possível atingir até 2,35 GHz de frequência. Mais detalhes revelam que o cache L2 permanecerá com 4 MB para cada WGP (Processadores de Grupo de Trabalho), enquanto o L1 e o L0 dobram suas capacidades, segundo o episódio do podcast do DF.
O episódio 161 do DF Direct Weekly explicou que o cache L1 passará de 128 KB para até 256 KB e o L0 vai de 16 KB para 32 KB visando melhorar o desempenho relacionado ao Ray Tracing. Vale destacar que a GPU do PS5 Pro contará com 30 WGPs ativos, um aumento de 12 em relação ao modelo padrão, que tem 18 WPGs.
Em outras palavras, o novo console terá um aumento em suas unidades de computação de 67% que se resume a 45% de desempenho extra. Porém, jogos que utilizarem ao máximo os recursos do PS5 Pro, o que geralmente não acontece com consoles de nova geração, será possível contar com um desempenho superior a 45%.
Fora esse aumento, o novo console da Sony pode contar com o auxílio do já comentado PSSR, que por sua vez pode ser tão revolucionário para a PlayStation quanto o DLSS foi para a NVIDIA.
Veja tambm