É comemorado neste 25 de janeiro o Dia do Carteiro e também o 361º aniversário da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), mais conhecida apenas como “Correios”. Atualmente vinculada ao Ministério das Comunicações, a estatal é responsável não somente pela entrega de correspondências pelo país, mas também encomendas e provas para concursos.
Conforme destaca o governo federal, a ECT é a única empresa do setor que atente todas as cidades brasileiras. “Os Correios têm uma importância estratégica fundamental na infraestrutura logística para o país. Sua capilaridade torna os Correios um instrumento determinante para inclusão social” destacou o ministro das Comunicações Juscelino Filho.
Originados em 1663 no Rio de Janeiro como “Correio-Mor”, os Correios evoluíram ao longo dos anos, culminando na criação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) em 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom). Hoje, os mais de 46,7 mil carteiros dos Correios levam milhões de objetos aos seus destinos, todos os dias.
“Em muitas regiões, são os serviços postais que garantem o acesso de milhares de brasileiros a benefícios e oportunidades essenciais” comentou o ministro. O trabalho dos Correios não se limita apenas ao serviço postal; abrange a distribuição de encomendas, serviços bancários, entrega de vacinas, remédios e até mesmo a distribuição de provas do ENEM.
Assista ao pronunciamento do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos:
Linha do tempo dos Correios
- 1663: 25 de janeiro de 1663: início do serviço postal no Brasil, a partir da criação do cargo de Correios-Mor, nome dado à função de carteiro daquela época.
- 1796: O ofício de Correio-mor deixa de ser administrado pela Família Gomes da Mata e é reincorporado à Coroa portuguesa.
- 1829: A Diretoria-Geral dos Correios é criada, com finalidade de dirigir e fiscalizar os serviços postais no país.
- 1843: lançamento do primeiro selo brasileiro, o Olho do Boi, e segundo do mundo.
- 1852: Primeira transmissão telegráfica oficial no país é realizada no Rio de Janeiro (RJ).
- 1877: Brasil ingressa na União Postal Universal (UPU).
- 1880: Criação dos primeiros cartões postais no Brasil, à época chamados de “bilhetes postais”.
- 1931: A Repartição-Geral dos Telégrafos funde-se à Diretoria-Geral dos Correios, dando origem ao Departamento dos Correios e Telégrafos (DCT).
- 1969: a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) é criada, substituindo o DCT, com o objetivo de diversificar os serviços postais do país.
- 1970: criado o Código de Endereçamento Postal (CEP) para organizar e agilizar a localização e distribuição de correspondências.
- 1974: Início do transporte aéreo dos Correios, com a inauguração da Rede Postal Noturna (RPN) para transporte de objetos urgentes e prioritários no país.
- 1978: Edifício-Sede dos Correios é inaugurado, em Brasília.
- 1982: lançamento do Sedex, serviço de entrega que revolucionou o mercado, nos posicionando ainda mais como operadores de logística expressa.
- 1989: sistema de Rastreamento de Objetos (SRO) é criado, solução pioneira por meio do uso de código de barras.
- 1994: início a operação de entrega de livros didáticos para todas as escolas públicas do Brasil.
- 1997: site dos Correios é lançado.
- 2000: SEDEX 10 é lançado, garantindo entrega até as 10h do dia útil seguinte.
- 2004: SEDEX Hoje (entrega no mesmo dia) e SEDEX Mundi (novo serviço de remessas expressas internacionais) chegam ao mercado.
- 2007: atuação como operador logístico oficial dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.
- 2011: Lei 12.490 amplia as atividades dos Correios, incluindo atuação no exterior, serviços de logística integrada, financeiros e eletrônicos.
- 2012: site dos Correios é o segundo portal de correios públicos mais acessado do mundo.
- 2013: carteiros iniciam uso de smartphones para a atualização em tempo real de dados de entregas.
- 2016: realizado a logística dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 e lançamos o Correios Log+, solução logística completa para e-commerce.
- 2017: Correios Celular é lançado e nova solução Clique e Retire possibilita retirar encomendas nas agências.
- 2019: lançamento do app Correios e o serviço Correios Log Supri, solução para gestão de suprimento e matérias-primas.
- 2020: Lockers começam a operar. Nova solução Correios Packet reduz em 50% o prazo de entrega de encomendas internacionais. Lançamos o programa AproxiME.
- 2021: app Correios ganha ferramenta de pré-postagem e site é aprimorado.
- 2022: Balcão do Cidadão dos Correios completa 1 milhão de atendimentos e é premiado pelo World Post & Parcel Awards, o “Oscar” do setor postal.
- 2024: Em 25 janeiro 2024, os Correios comemoram 361 anos movendo um novo ciclo.