O Google parece estar trabalhando em uma nova geração de seu dispositivo de streaming mais avançado. O Chromecast com Google TV 4K deve ser relançado em breve trazendo importantes melhorias em seu hardware, além de um novo controle remoto.
Fontes do 9to5Google afirmaram na segunda-feira (22) que o dispositivo de streaming no qual a empresa vem trabalhando há meses é, de fato, a segunda geração do Chromecast com Google TV 4K. Um dos maiores destaques da nova versão será um processador mais veloz, o Amlogic S905X5, que substituirá o Amlogic S905X3 utilizado no modelo de 2020.
O novo processador terá litografia de 6 nanômetros, que deve garantir melhorias significativas de desempenho em comparação com o processo de 12 nanômetros do Amlogic S905X3. O salto geracional deve permitir que a nova geração do dispositivo de streaming passe a executar o Android 14, substituindo o Android 12, e suportar o codec AV1.
Além de um novo chipset, a nova geração do Chromecast com Google TV terá um controle remoto com mais botões, incluindo um curioso botão em destaque com ícone de “estrela”. Ainda não há informações sobre sua funcionalidade, mas é possível que seja uma forma de customizar atalhos para os aplicativos mais utilizados, por exemplo.
Quanto ao valor, as fontes afirmam que o novo dispositivo será lançado pelo mesmo preço da geração atual: US$ 49 (cerca de R$ 250, na conversão atual). A data de lançamento ainda é um mistério, mas é possível que o novo Chromecast com Google TV 4K seja apresentado em breve para concorrer com o Fire TV Stick 4K de 2ª geração da Amazon.
Veja mais!