CES 2024: Gigabyte aposta em servidores HPC para IA e computao sustentvel
09 de janeiro de 2024 0
A Gigabyte foi outra das marcas em destaque na CES 2024 em Las Vegas, apresenta uma série de servidores de alta performance para IAs de ponta, com modelos que suportam AMD Instinct MI300A APU, NVIDIA Grace Hopper Superchip e NVIDIA HGX H100 8-GPU. Esses chips de última geração visam dar conta dos avanços relacionados a inteligência artificial que dominam a indústria atualmente.
Há ainda soluções que buscam um equilíbrio com o ambiente, projetadas para capacitar data centers a lidar com cargas de trabalho robustas de IA, reduzindo o consumo de energia e contribuindo para metas sustentáveis com uma pegada de carbono reduzida. Há ainda tecnologias de resfriamento avançadas, AIoT e computadores emblemáticos impulsionados por IA para gamers e criadores.
Com a Giga Computing, a empresa destacou quatro servidores AI/HPC de alto nível na CES. Destaca-se o servidor G383-R80, que suporta AMD Instinct MI300A APU, integrando CPU, GPU e 128GB de memória unificada HBM3, adequado para análise de dados em tempo real.
A série G593, equipada com NVIDIA HGX H100 8-GPU, se destaca na treinamento e inferência de modelos de IA em uma configuração compacta de 5U. Este servidor se sobressai nos Benchmarks de Treinamento MLPerf, evidenciando sua eficácia em diversas cargas de trabalho de IA.
Para necessidades computacionais escaláveis e flexíveis, a Gigabyte trouxe o XH23-VG0, alimentado pelo NVIDIA Grace Hopper Superchip, com design modular MGX para aplicações AI/HPC em larga escala. O G493-SB0, suportando 8 x Dual slot Gen5 GPUs, atende a várias cargas de trabalho, incluindo IA generativa, virtualização, renderização e gráficos 3D.
Já as soluções de “computação verde” da GIGABYTE possibilitam que as indústrias alcancem metas de sustentabilidade em meio a operações intensivas de computação e cargas de trabalho de IA. Servidores preparados para resfriamento líquido e imersão garantem desempenho com o design térmico líder do setor da Gigabyte, prometendo eficiência energética excepcional (PUE) e custo total de propriedade (TCO) vantajoso.
Há também o novo servidor de armazenamento S183-SH0, projetado para grandes modelos de linguagem (LLM), com 32 NVMe SSDs E1.S para armazenamento e recuperação de dados em alta velocidade. O servidor em nuvem R163-P32 com processadores AmpereOne Family, suportando até 192 núcleos, e o servidor de borda E163-S30 construído para ambientes de rede 5G também são destacados, capacitando indústrias a se adaptarem rapidamente às tendências de mercado em evolução.
A Gigabyte apresenta uma solução abrangente para a transformação digital impulsionada por IA, com destaque para Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) e telemática veicular que possibilitam a condução autônoma em condições de estrada complexas.
Laptops ultra-resistentes e PCs industriais demonstram capacidades robustas de processamento de dados e desempenho estável em ambientes adversos, exemplificados em um cenário de estação meteorológica no estande.
Por fim, a linha de laptops para jogos AI de 2024 da GIGABYTE apresenta núcleos de IA de próxima geração e a tecnologia proprietária AI Nexus para uma experiência de IA perfeita em desempenho, autonomia de bateria e IA generativa. Além disso, os entusiastas da criação podem explorar o laptop AERO 14 OLED, com design leve de 1,49 kg e display OLED HDR 2,8K calibrado em cores, elevando a produtividade a novos patamares.