A Carteira do Google é um aplicativo que permite armazenar desde cartões de crédito para realizar pagamentos via NFC, códigos QR e até guardar documentos. Porém, se você tem um celular ou relógio com uma versão antiga do Android ou Wear OS, saiba que que ele pode deixar de funcionar no seu dispositivo em breve.
Segundo um documento de suporte da Carteira do Google, o aplicativo deixará de funcionar em celulares com Android 8 e versões anteriores, além de relógios com versões anteriores ao Wear OS 2.x a partir de 10 de junho de 2024.
A justificativa do Google é que estas versões antigas dos sistemas não oferecem os recursos de segurança mais recentes que estão sendo distribuídas ativamente via atualizações do Google Play Services e pacotes mensais de segurança.
O documento de suporte diz:
Em 10 de junho de 2024, o Google Wallet exigirá o Android 9 ou superior no seu telefone e o Wear OS 2.x ou superior no seu smartwatch.
Para ajudar a manter os recursos da Carteira, como transações de toque para pagar, mais seguros, devemos ser capazes de enviar atualizações de segurança para o seu dispositivo. As atualizações de segurança não estão disponíveis para versões do Android abaixo de 9.
De acordo com estatísticas do Android Studio, o Android 9 (Pie) está instalado em 86,4% dos celulares com o sistema do Google, então a maioria das pessoas ainda deve poder utilizar a Carteira do Google sem problemas, mas aqueles que possuem celulares mais antigos terão que atualizá-los ou adquirir um novo para usar pagamentos por aproximação.
Falando na Carteira do Google, recentemente ela tem pedido pela senha dos usuários para confirmar pagamentos por aproximação, o que parece ser um problema do próprio aplicativo.
Carteira do Google
Desenvolvedor: Google LLC
Grátis
Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo