A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) use Inteligência Artificial para perceber cerca de 22 mil produtos irregulares em centros de distribuição da Amazon e Mercado Livre.
A operação “Black Friday” aconteceu entre os dias 26 a 29 de novembro nas cidades de Betim (MG) e Cajamar (SP), sendo que os bens foram avaliados em mais de R$ 3 milhões.
Conforme a agência reguladora, entre os produtos apreendidos há smartphones, power banks, carregadores de celular, drones, fones de ouvido, microfones, baterias, notebooks, smartwatch, TV Box, entre outros.
Para realizar o monitoramento da regularidade dos produtos oferecidos nesses marketplaces, a Anatel desenvolveu o “Regulatron”que é um bot de IA que automatiza a coleta, processamento, visualização e análise de todos os anúncios veiculados.
Desenvolvido e aprimorado pelos servidores da própria Anatel, o Regulatron é objeto de atualizações constantes, pois os marketplaces alteram periodicamente as configurações de suas plataformas de venda. Essa ferramenta inédita é de responsabilidade do Escritório de Inovação da Superintendência de Fiscalização e é usada para coletar evidências de irregularidades e direcionar as vistorias nos centros de armazenamento e distribuição dos marketplaces.
Assim, a IA reconhecia aqueles produtos que estavam sendo comercializados legalmente e aqueles que eram frutos de contrabando e descaminho,”https://www.tudocelular.com/tech/noticias/n228932/anatel-receita-federal-apreendem-produtos-em-acao.html”>encaminhando as irregularidades para a Receita Federal.
Além disso, a IA também ajudou a Anatel a verificar se os produtos de telecomunicações”https://www.tudocelular.com/tech/noticias/n228932/anatel-receita-federal-apreendem-produtos-em-acao.html”>tinham certificado de homologação.
Segurana21 de novembro
Economia e mercado13 de novembro
Comentando o resultado da “Operação Black Friday”Gesiléa Teles, superintendente de Fiscalização da Anatel, destacou que o bot de IA ajudou muito.
As ações de fiscalização presenciais nos centros de distribuição dos marketplaces são mais um passo que a Agência dá no combate à pirataria de produtos de telecomunicações. Além dessas ações, existe uma decisão cautelar em vigor por meio da qual a Anatel impôs, aos maiores marketplaces, medidas como a inclusão do código de homologação válido em anúncios de aparelhos celulares nas plataformas.
Já o conselheiro Alexandre Freire enfatizou que, em futuras operações, novas ferramentas tecnológicas serão renovadas, ampliando o poder de fiscalização da Anatel.
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