O Zenbook 14X OLED foi um dos lançamentos da ASUS em agosto de 2023, com a promessa de fornecer uma experiência avançada em multimídia, sem perder a proposta de entregar um corpo compacto.
O que este laptop oferece de principais características? Quais são as qualidades e os defeitos dele? O TudoCelular testou uma unidade e detalha para você nesta análise completa.
Design e conectividade
O Zenbook 14X OLED foca em fornecer o design premium característico da família da ASUS. Ele tem um chassi metálico com acabamento ceramizado na tampa, com desenhos similares ao que encontramos no S 13 OLED.
O corpo é bem compacto, graças aos 16,9 mm de espessura, assim como o peso de 1,5 kg torna o transporte da máquina mais facilitado. A base ainda conta com borrachas para facilitar o apoio em alguma superfície.
A abertura da tampa chega a 180 graus e tem o ErgoLift, para levantar o teclado e facilitar tanto a ventilação quanto o conforto na hora de digitar. Este modelo tem o sistema de resfriamento ASUS IceCool, com boa eficiência para evitar qualquer superaquecimento.
E por falar em teclado, aqui vemos um no padrão ABNT2. Ele é retroiluminado, com ajuste direto pelo modo de função do F7. As teclas têm um bom espaçamento e agradam na resposta, mas não espere nele um bloco numérico, para economizar espaço, nem um leitor biométrico. Já o touchpad possui um tamanho satisfatório, assim como a sua posição mais centralizada. Mesmo assim, você ainda vai preferir usar um mouse.
Este notebook tem poucas bordas em torno do display. Na superior, fica a sua webcam Full HD. Ela entrega boa definição de imagem para videoconferências e é usada no reconhecimento facial como solução de segurança.
Do lado direito, aparecem duas portas USB Tipo-C com Thunderbolt 4, um conector híbrido para fones de ouvido e microfone, além da saída HDMI 2.1. Já à esquerda, está somente uma entrada USB-A 3.2 Gen2. Nada de slot para cartão de memória por aqui. A caixa que contém o produto é compacta e vem acompanhada apenas do notebook, do cabo de energia, da fonte e dos guias de usuário.
Tela e som
A ASUS colocou uma tela de 14,5 polegadas do tipo OLED, com uma proporção 16:10 e uma resolução de 2880 x 1800 pixels. A máquina traz uma taxa de atualização de 120 Hertz, que melhora bem a fluidez na navegação.
O nível de brilho agrada, porém não chega a ser um destaque como a reprodução de mais de 1 bilhão de cores, que deixa a visualização bastante vívida e cobre uma escala de 100% do padrão DCI-P3. Também há validação Pantone, o que garante uma ótima fidelidade dos tons.
Pena que a taiwanesa deixou de fora o suporte à tecnologia Dolby Vision, que poderia aprimorar a reprodução nos streamings compatíveis. Também não há aqui um tratamento antirreflexo, o que torna este painel espelhado, dependendo da luminosidade do ambiente onde você estiver.
A parte de áudio contém um sistema estéreo de alto-falantes, com certificação pela Harman Kardon. Eles ficam posicionados em cada lado na porção inferior da base e entregam uma potência decente.
O sistema sonoro tem um bom equilíbrio entre graves, médios e agudos, ainda que não esteja perto da perfeição. Para deixar o som mais encorpado, você poderá ativar o Dolby Atmos e utilizar um dos perfis pré-definidos, ou equalizar cada frequência diretamente.
Desempenho e sistema
O Zenbook 14X OLED vem equipado com o processador Intel Core i9-13900H, dentro da plataforma Intel Evo e com gráficos integrados Iris Xe. O conjunto também é completado pelo armazenamento de 1 TB em SSD NVMe e por 16 ou 32 Giga de RAM. Temos aqui a variante mais modesta para o teste.
Mesmo assim, a quantidade de memória e de espaço interno ajuda o processador avançado a abrir qualquer programa com boa rapidez, assim como manter vários softwares abertos ao mesmo tempo, sem sentir travamentos.
Aprofundando mais os testes, rodamos dois benchmarks para ter uma noção mais clara do potencial desta máquina. O PCMark 10 registrou pouco mais de 5.800 pontos, que se destacou pela edição de fotos, mesmo sem GPU dedicada, pela abertura de apps e pela navegação na web.
Já no Time Spy do 3DMark, o Zenbook ficou ligeiramente acima dos 2.000 pontos. É um número baixo quando comparado a modelos gamer, porém está acima da média de modelos que testamos com placa gráfica integrada.
E será que este notebook é capaz de rodar jogos mais leves e aproveitar bem a tela de 120 Hertz, mesmo sem uma GPU própria para isso? Fall Guys mostra que ainda dá para ter uma boa qualidade visual e fluidez nesta categoria de games básicos. Mas ficamos travados em 60 fps na resolução Full HD.
Quando tentamos Counter Strike 2, já vimos o hardware não aguentar uma taxa de quadros por segundo aceitável, ainda mais para um título que exige uma fluidez muito alta. O laptop acabou por registrar uma média abaixo dos 15 fps, o que mostra que o display bem fluido colocado pela taiwanesa não vai servir para games.
O 14X OLED sai da caixa com o Windows 11 Home como sistema operacional nativo. A ASUS possui um papel de parede personalizado e poucos programas proprietários, porém que não costumam ocupar muito do armazenamento da máquina.
Bateria
E como ele se sai em bateria? A ASUS inseriu uma unidade com capacidade de 70 Wh neste modelo. A fabricante promete até 10 horas de duração com apenas uma carga no seu notebook. Será que ele alcança o tempo prometido?
Nos nossos testes com a simulação de um dia de trabalho, ao usar navegação no Edge, documentos no Word e conversação pelo Telegram, conseguimos chegar em quase 7 horas e 40 minutos. Um tempo abaixo do que a fabricante garante, mas ainda assim está satisfatório para uso em trabalho, estudos e entretenimento.
Passando para o carregamento, a ASUS manda um adaptador de tomada de 90 W, que fica conectado por meio da porta USB-C. Em quanto tempo é possível completar o processo até os 100%?
Nos nossos testes, conseguimos concluir toda a recarga em um período de 2 horas e 21 minutos de espera. Notamos que, na etapa final, o notebook desacelerou o progresso, muito provavelmente para proteger mais a bateria. De toda a forma, entendemos que o tempo poderia ser um pouco mais rápido do que o registrado.
Consideraes finais
O Zenbook 14X OLED se mostrou um ótimo notebook para você usar em entretenimento, viagens, no trabalho e nos estudos. Ele tem um design premium e compacto, que permite a você levar para onde quiser sem ter um volume incômodo.
A tela permite uma ótima experiência multimídia, seja para consumir um conteúdo em streaming, ou mesmo para realizar edições de foto com maior precisão, algo que mostrou ter uma boa performance pelos benchmarks.
A alta taxa de atualização não vai ter efeitos em games, pela falta de uma placa de vídeo dedicada, mas você sentirá uma ótima fluidez na navegação e quando precisar ver algum conteúdo compatível.
Ficou faltando um tratamento antirreflexo, que melhoraria a visualização contra a luz, e a compatibilidade com Dolby Vision, para aprimorar a reprodução em streaming. Pelo menos, o Dolby Atmos se faz presente e possibilita um áudio mais encorpado e com equalização completa.
A bateria também é outro ponto que agrada. Durar quase oito horas longe da tomada permite praticamente um expediente de trabalho completo ou uma viagem mediana sem precisar recarregar. Você também não terá problemas com performance em tarefas básicas e moderadas, que a GPU integrada desta máquina possa dar conta.
A ASUS lançou o Zenbook 14X OLED no Brasil pelo preço sugerido de R$ 11 mil. No mercado nacional do momento, este laptop está disponível para compra por algo em torno de R$ 9.200.
Por um custo similar, você poderá encontrar o Galaxy Book 3 360 no varejo brasileiro. Ele tem um display AMOLED maior, sensível ao toque e conversível, além de contar com uma bateria com maior duração e as mesmas configurações de memória RAM e armazenamento, porém você deverá ter um desempenho um pouco abaixo em tarefas mais básicas.
Você acha que esta máquina é uma boa opção no mercado brasileiro? Qual característica que mais gostou nela? Comente tudo e não esconda nada da gente no espaço abaixo.