No mundo, atualmente, o número de gamers chega a 3 bilhões de pessoas. Somente a América Latina possui 290 milhões de fãs de jogos, sendo o Brasil um dos países com maior representatividade no segmento. O Rio de Janeiro, cidade que vem desenvolvendo várias iniciativas para ser a capital brasileira dos games e e-sports, recebeu, no último fim de semana, o IEM Rio, torneio de Counter-Strike realizado pela ESL FACEIT Group. Considerada uma das maiores e mais antigas empresas de e-sports do mundo, a ESL vê o Brasil como uma grande potência dos games, não só pela paixão dos torcedores locais, mas, principalmente, pela profissionalização dos times que disputam o torneio.
De acordo com Rodrigo Samwell, CCO da ESL FACEIT Group, aumentou o número de países que querem sediar os torneios de jogos eletrônicos, isso se dá, principalmente, pela alta acelerada do consumo de jogos eletrônicos e o aumento da popularidade dos games não só entre os jogadores, mas também entre a audiência interessada em assistir aos jogos, ou simplesmente acompanhar seus streamings. “Nosso maior objetivo, atualmente, é mostrar o lado positivo dos games, o impacto que ele traz para a carreira de milhares de jovens e, principalmente, o quanto ele representa uma cultura e o crescimento de uma indústria cada vez mais profissional”, destacou Samwell. Na sexta, 21, o jogador Neymar, entusiasta de games, esteve presente no IEM Rio para acompanhar a disputa do time brasileiro Furia que foi eliminado, mas arrastou centenas de torcedores para a Jeneusse Arena, no Parque Olímpico.
Em entrevista à Forbes Brasil, Samwell explica os elementos que têm ampliado o interesse global por games, o trabalho que vem sendo desenvolvido com marcas e reforça que a conversa sobre a associação entre games e violência está superada na indústria. “Nós evoluímos nessa discussão, inclusive, temos várias iniciativas que reforçam os games como um ambiente seguro e de impacto positivo. Nosso objetivo como uma das principais empresas deste segmento é reforçar o lado positivo dos games e mostrar que o que temos aqui é uma cultura que não apenas influencia o consumo ou o entretenimento, mas determina um estilo de vida e até a carreira de muitas pessoas”, destaca o executivo.
A paixão do Brasil por e-sports
“O Brasil possibilita uma experiência inacreditável nos games. Não só pela paixão com que os torcedores vivem os e-sports, mas também pela recepção e pela maneira como os atletas e toda a equipe que organiza o evento se sentem aqui. Nós fazemos eventos no mundo inteiro e o Brasil, sem dúvida, sempre é uma referência. Tem um outro elemento muito importante que é a recepção que temos por parte das entidades públicas. E o importante é manter esse nível de engajamento e qualidade neste momento de crescimento da indústria.”
Forbes BR