O navegador Opera One ganhou novos recursos de inteligência artificial (IA) generativa, por meio de seu chatbot “Aria”. Você deve lembrar de quando falamos da chegada da função para o OperaGX e a versão iOS do browser.
Desta vez, no entanto, a implementação foi além, incluindo ao chatbot as capacidades de geração de imagens por meio de prompts descritivos de texto, além da leitura de texto e reprodução de voz.
Veja também
Na parte de geração de imagens, a Aria usa o Imagen2, algoritmo de aplicação generativa criado e mantido pelo Google. O recurso permite que você crie e edite imagens conforme necessidade, de maneira ilimitada.
No que tange à voz, a Aria pode reproduzir vozes humanas sintetizadas como respostas a questionamentos gerais, por meio do modelo de linguagem Wavenet, também do Google. A iniciativa deve favorecer, em um momento posterior, o uso da ferramenta para deficientes visuais – entretanto, neste primeiro lançamento, o recurso está disponível apenas para usuários da versão Developer do Opera One.
“Acreditamos que essas adições irão aprimorar significativamente a experiência de navegação dos usuários e oferecer novas formas de interação com o navegador“, disse Krystian Kolondra, vice presidente executiva de browsers e gaming da Opera. “Estamos comprometidos em fornecer recursos inovadores e de ponta que atendam às necessidades em constante evolução dos usuários.”
A novidade já começou a ser implementada para os usuários e deve aparecer à toda a base nos próximos dias.