Apple Watch Ultra 2: evolues da nova gerao empolgam? | Anlise / Review
13 de agosto de 2024 0
Apple Watch Ultra 2 é o relógio mais poderoso da empresa do iPhone e ele é “grandalhão”, mais robusto e também promete algumas melhorias importantes no campo da autonomia.
Além disso, esse vestível agora traz tela mais brilhante e, ao mesmo tempo, brilho baixíssimo para não incomodar durante a noite.
Será que vale a pena comprar o Apple Watch Ultra 2 ou é melhor pegar o da geração passada? Realmente estamos diante de uma boa atualização?
Será que não compensa mais economizar e pegar um Series 9 mais barato?
O TudoCelular testou o Apple Watch Ultra 2 nos últimos meses e agora conta a nossa experiência no dia a dia, respondendo também essas perguntas.
Design e hardware
Começando pelo design, podemos dizer que a Apple não modificou muita coisa na segunda geração do Apple Watch Ultra, uma vez que a fórmula ainda permanece atual.
Contando com caixa de 49 milímetros, esse relógio é grande e indicado para quem tem pulso maior.
Em dimensões, o Apple Watch Ultra 2 tem 44mm de largura e 14,4mm de espessura. Com relação ao peso, o Ultra 2 agora possui 61,4g, contra 61,3g do modelo da geração passada.
Ou seja, algo basicamente imperceptível no dia a dia.
Como esperado, o Apple Watch Ultra 2 é à prova d’água em até 100 metros de profundidade e também tem certificação de resistência à poeira.
A sua construção é feita em titânio aeroespacial para garantir que ele é duro na queda contra os impactos diários e, diferente dos modelos Series 9, esse dispositivo tem um botão de ação configurável, além do lateral e da traidicional coroa digital.
A tela do Apple Watch Ultra 2 segue basicamente a mesma OLED da geração passada, mas agora o brilho máximo pode chegar a 3 mil nits. Isso foi pensado para melhorar a visualização de conteúdo em dias ensolarados e neste vestível tudo funciona muito bem, garantindo boa visualização de conteúdo sob forte luz solar.
Por isso, podemos atestar que o usuário vai ver tranquilamente as horas em ambientes externos, na prática de exercícios ao ar livre e até mesmo na academia. Mas, se caso deseje dormir com o relógio no pulso, a Apple também destaca que o brilho do display pode chegar a 1 nit.
Ou seja, com o Apple Watch Ultra 2 é possível ver conteúdo de madrugada sem tomar o susto de uma tela muito brilhante no modo Always On Display.
Por dentro, o Apple Watch Ultra 2 tem uma boa atualização, uma vez que ele traz de fábrica o novo o SiP – ou system in packed – S9.
Ele deriva do chip Apple A16 Bionic já visto na linha iPhone e a Apple afirma que isso resulta em um salto de 30% em desempenho em relação à geração anterior. Claro que é um tanto difícil perceber isso no uso diário com o relógio.
Isso porque o Apple Watch Ultra 2 é bem responsivo, executa todas as tarefas com nenhum travamento e traz desempenho mais do que suficiente para as atividades do dia a dia.
Uma boa novidade é que o armazenamento interno do Apple Watch Ultra 2 aumentou. Enquanto que o modelo anterior possuía 32 GB de espaço, o Ultra 2 agora possui 64 GB.
Na prática, o limite para que os usuários coloquem mídias como músicas e podcasts também dobrou porque agora, são até 16 GB. Vale observar que isso é limitado pela Apple desde os primeiros modelos do smartwatch.
Já o chip U2 Ultra Wideband está aqui para que o usuário possa encontrar facilmente seu iPhone 15 na sua casa ou até mesmo os seus AirPods. A precisão é um destaque importante por aqui porque o relógio exibe corretamente a distância em metros.
Em conectividade, há LTE, GPS de dupla frequência, Wi-Fi 4, Bluetooth 5.3 e Apple Pay para você pagar com aproximação.
Por fim, na caixa a Apple manda o relógio, a pulseira, os manuais e uma base de carregamento magnético. Ou seja, nada de carregador.
Recursos para a sade
No campo da saúde, o Apple Watch Ultra 2 tem sensor de batimentos cardíacos para que seja possível monitorar de forma contínua e também é possível fazer um eletrocardiograma.
O recurso de leitura dos níveis de oxigênio no sangue não funciona em relógios vendidos nos Estados Unidos. Por isso, é bom se atentar no momento da compra, principalmente se você pretende importar. No modelo brasileiro, o recurso está habilitado.
A Apple ainda disponibiliza os alertas de ritmo cardíaco irregular, traz termômetro integrado e ele é bem útil para a saúde feminina, uma vez que é possível acompanhar o ciclo menstrual.
Um detalhe importante é que, diferente do Watch Series 9, o Apple Watch Ultra 2 conta com medição de temperatura da água. Ou seja, algo pensado para natação.
Assim como na geração passada, também é possível monitorar a qualidade do sono e ver todos os estágios dele, como o sono REM, profundo ou leve.
Isso sem falar que também temos aqui o SOS de emergência, detecção de queda e acidente de carro. Esses dois últimos são recursos que ninguém quer usar, mas é bom salientar que eles estão por aqui.
Com o Apple Watch Ultra 2, o usuário poderá acompanhar suas atividades diárias na academia ou fazer uma caminhada ou corrida sem precisar levar o smartphone no bolso, uma vez que ele tem GPS.
Também é possível ouvir músicas pareando o relógio com seu fone de ouvido porque ele conta com conexão celular, permitindo até mesmo ligação de emergência em outros países.
Ou seja, todos os recursos que já estavam presentes na geração passada e que oferecem um bom combo de acompanhamento da saúde e das atividades físicas.
O aplicativo da Apple também é muito completo, oferecendo uma interface com navegação simples e até mesmo didática. Isso porque vez ou outra o relógio alerta que você dormiu menos na última semana ou até mesmo que seu ritmo cardíaco em repouso mudou por falta de exercícios.
Em suma, o Apple Watch Ultra 2 mantém a excelência da Apple no monitoramento da saúde dos usuários, uma vez que a empresa usa sensores e métricas que são referência para o mercado.
No dia a dia, o relógio conseguiu capturar corretamente os batimentos cardíacos, os estágios do sono e as atividades físicas, mesmo aquelas onde outros relógios apresentam dificuldades (treino de força).
Software
O Apple Watch Ultra 2 sai da caixa com o sistema Watch OS 10, que também está disponível para modelos mais antigos do relógio.
Mas, como novidades nesta geração, o Apple Watch Ultra 2 tem a Siri integrada para que você possa pedir para passar uma música, a previsão do tempo e outras dicas de saúde da assistente pessoal da Apple.
É uma adição interessante e que segue o que o Google tem feito ao levar o Assistente para os relógios com WearOS. Já o double tap também está presente ao tirar da caixa.
Falando agora especificamente sobre essa função, podemos dizer que ela é legal a princípio, mas é preciso de uma certa curva de aprendizado.
Com o double tap é possível iniciar ou pausar a reprodução de uma música, controlar o Conjunto Inteligente de widgets do watchOS 10, atender ou desligar uma ligação e até parar um timer.
No Apple Watch Ultra 2, o recurso de double tap funciona super bem e é fluido, sendo que tudo depende da tela onde o usuário está.
Por exemplo, ao dar o double tap com o relógio na tela inicial, ele vai começar a passar para baixo, revelando outras informações dos widgets. Na câmera, o double tap tira uma foto, ele pode ser usado para atender uma chamada e por aí vai.
Lembrando sempre que o double tap ainda não faz nada durante a execução de um treino ou em aplicativos de terceiros.
A interface do relógio flui muito bem, com animações ricas, transições atraentes e aplicativos bem adaptados para o display menor do relógio.
Na prática, você poderá ver notificações do smartphone, responder mensagens e atender ligações sem qualquer engasgo ou problema. Ainda mais quando levamos em consideração que o WatchOS 10 traz um ótimo mecanismo de conversão de fala em texto, algo que certamente ajuda a responder uma mensagem no WhatsApp.
Autonomia
E é aqui que o Apple Watch Ultra 2 se distancia dos modelos Apple Watch Series 9 e se destaca em relação ao seu antecessor.
Isso porque, em uso normal, a Appe garante que o usuário pode ficar até 36 horas longe da tomada, mas é claro que se ele praticar exercícios na academia ou abusar do GPS em caminhada ou bike, essa marca diminui bastante.
Em linhas gerais, esse é um relógio que o usuário terá que recarregar a cada um dia e meio ou dois dias, em um cenário mais econômico.
Até porque cada pessoa tem seu ritmo diário, sua prática de exercícios e os dados de bateria podem variar bastante.
Ainda assim, quando você ativa o modo de pouca energia, a Apple garante até 72 horas de autonomia, ou seja, uma boa evolução em relação as 60 horas do Ultra de primeira geração.
Mas é claro que nesse modo o relógio corta desempenho e recursos. Logo, é algo que só será usado em momentos onde o usuário está fora de casa, esqueceu o carregador durante uma viagem ou não pode recarregar no momento.
O tempo de recarga desse relógio pode ultrapassar uma hora e meia e, em nossos testes, foi possível chegar a 66% com uma hora de tomada, 90% com uma hora e 20 minutos e 100% com uma hora e quarenta minutos.
Resumindo este tópico: o Apple Watch Series 9 o usuário recarrega um dia sim e outro não, enquanto o Apple Watch Ultra 2 é preciso recarregar a cada um dia e meio ou dois dias (no máximo).
Concluso
Custando a partir de R$ 9.699 no site oficial da Apple e, em média, R$ 6 mil nas varejistas nacionais, o Apple Watch Ultra 2 é sim um ótimo relógio inteligente.
Mas, como tudo que é da Apple no Brasil, o preço está inflacionado demais. Ainda assim, precisamos destacar que ele tem tudo o que a empresa de Cupertino pode oferecer de melhor.
A tela mais brilhante em ambientes externos, um chip mais poderoso, conexão LTE, mais armazenamento, construção robusta, design atraente e o double tap para quem quer se acostumar com ele.
Contudo, quando levamos em consideração que o Apple Watch Series 9 oferece quase que a mesma coisa, e custando bem menos, o Ultra de segunda geração só pode ser indicado para quem realmente é aventureiro.
Em pesquisa rápida na internet, o consumidor pode encontrar o Apple Watch Series 9 GPS a partir de R$ 2.500 na internet.
E ele vai te entregar quase que as mesmas funcionalidades em um design mais tradicional. Inclusive, para quem tem um iPhone e orçamento mais apertado, pode ir tranquilamente de Apple Watch SE de segunda geração.
Esse relógio pode ser encontrado no mercado na faixa dos R$ 1.700, mas claro que abrindo mão da autonomia e do sensor de oxigênio no sangue.
Lembrando sempre que o Apple Watch só é pareável com o iPhone, uma vez que ele “não se mistura” com o Android.
De toda forma, em resumo, o Apple Watch Ultra 2 é um excelente relógio inteligente, mas ele é bem nichado e a empresa cobra muito para oferecer um produto premium.