A Amazon está novamente reduzindo sua força de trabalho, desta vez focando na divisão Alexa, responsável pela assistente de voz. Segundo um memorando interno obtido pela GeekWire, centenas de profissionais da equipe Alexa serão demitidos nos Estados Unidos e no Canadá.
O memorando, assinado por Daniel Rausch, vice-presidente de Alexa e Fire TV da Amazon, esclarece que a divisão está “realinhando alguns de nossos esforços para melhor se ajustar às nossas prioridades comerciais” e também para “otimizar nossos recursos e esforços centrados em inteligência artificial”.
Essas mudanças resultarão na descontinuação de algumas iniciativas. O comunicado não ofereceu números específicos sobre quantos funcionários serão afetados nem quais projetos específicos serão encerrados.
A movimentação com impacto trabalhista é resultado da intenção da empresa em se alinhar às demandas de inteligência artificial, crescente no mercado. Rumores indicam que a Amazon está desenvolvendo seu próprio chatbot generativo de IA, conhecido internamente como Olympus, com a possibilidade de ser anunciado durante a conferência AWS Reinvent em 27 de novembro.
A Amazon tem implementado cortes significativos de pessoal ao longo do último ano. Em janeiro, anunciou a demissão de 18 mil funcionários, seguido por mais 9 mil em maio. Mesmo após essas reduções em grande escala, a empresa continua eliminando postos de trabalho em eventos menos divulgados, mas ainda impactantes.
Na semana passada, a empresa confirmou a demissão de 180 membros da equipe da divisão Amazon Games, além de um número não especificado de funcionários da unidade Amazon Music.