Destinada à profilaxia contra a dengue, a vacina Qdenga® atua na indução de respostas imunológicas humorais e celulares contra os quatro sorotipos do vírus de tal arbovirose.
Trata-se de uma vacina atenuada indicada para crianças a partir de 4 anos de idade e adultos até 60 anos, sendo contraindicada na gestação, lactação e nos pacientes imunodeprimidos ou com alergia a algum dos seus componentes.
Veja também: Artrite Séptica: abordagem inicial
Ademais, pode ser realizada em indivíduos que já foram acometidos ou não pela dengue em detrimento da Dengvaxia que é recomendada somente para quem já foi infectado por tal vírus.
No que concerne ao esquema de administração, deve ser administrada por via subcutânea em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses.
No Brasil, primeiro país a incorporar o imunizante no sistema público de saúde, os grupos prioritários ainda estão sendo definidos já que o fornecimento das doses encontra-se limitado. Caso siga a recomendação da Organização Mundial da Saúde, irá priorizar a vacinação na faixa etária entre 6 e 16 anos.
Dentre os efeitos colaterais, os mais comuns são: dor e hiperemia no local da injeção, cefaleia, mialgia, mal estar, astenia e febre. Nesse contexto, cabe destacar que a sua administração deve ser retardada em pacientes com doença febril aguda grave.
Por fim, é válido ressaltar que a despeito da vacina conferir uma ampla defesa contra a dengue, as medidas de proteção contra picadas de mosquitos devem permanecer.
Saiba mais: Mielomeningocele: conheça a abordagem no Whitebook!
Quer saber mais sobre a vacina Qdenga®? Acesse agora mesmo no Whitebook! Basta seguir este caminho após abrir o WB no seu navegador ou pelo app: Medicamentos Bulário Vacina Dengue 1, 2, 3 e 4 (Atenuada).
Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros
Sucesso!
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Avaliar artigo
Dê sua nota para esse conteúdo.
Você avaliou esse artigo
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Autor
Editora médica do Whitebook ⦁ Residente de Pediatria pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ⦁ Graduação em Medicina pela UFPE.
- Ministério da Saúde (BR). Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Anvisa aprova nova
vacina para a dengue. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2023/anvisa-aprova-nova-vacina-para-a-dengue. - Ministério da Saúde (BR). Ministério da Saúde vai definir estratégia de vacinação contra a dengue com estados e municípios. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/janeiro/ ministerio-da-saude-vai-definir-estrategia-de-vacinacao-contra-a-dengue-com-estados-e-municipios
- Paz-Bailey G, Adams L, Wong JM, et al. Dengue vaccine: recommendations of the Advisory Committee on Immunization Practices, United States, 2021. MMWR Recomm Rep. 2021; 70(6):1-16.
- Qdenga (Vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (atenuada)). Alex Bernacchi. São Paulo: Takeda Pharma Ltda.,
2023. Bula do medicamento.