Qual é o melhor tratamento para lesão do ligamento lunopiramidal?

O ligamento intrínseco lunotriquetral (ou lunopiramidal) é o responsável pela estabilização da articulação de mesmo nome, tendo um formato de “C” e constituído por uma membrana interóssea e componentes dorsal e volar. As lesões dessa estrutura podem estar associadas a outras lesões do punho como da fibrocartilagem triangular ou ligamento escafossemilunar.

Leia também: Debridamento aberto ou artroscópico para artrite séptica de punho?

Esses pacientes se apresentam com dor no canto ulnar do punho e o tratamento cirúrgico é instituído quando há falha do conservador. Entretanto, não há consenso na literatura sobre qual seria o melhor tratamento cirúrgico. Foi publicado no último mês na revista Hand um estudo com o objetivo de comparar resultados referentes ao tratamento cirúrgico de lesões isoladas do ligamento lunopiramidal em adultos.

Qual é o melhor tratamento para lesão do ligamento lunopiramidal?

Métodos

O estudo foi uma revisão sistemática com análise das bases de dados MEDLINE, EMBASE, CINAHL e SCOPUS até fevereiro de 2022. Foram avaliados 202 procedimentos de nove estudos retrospectivos de séries de casos de qualidade baixa a moderada com base no Structured Efectiveness Quality Evaluation Scale.

Resultados

Os resultados comparativos (ou seja, amplitude de movimento, dor, força, qualidade de vida, complicações, retorno ao trabalho e satisfação do paciente) foram agregados e categorizados em artrodese, capsulodese, reparos e reconstrução ligamentar e procedimentos de osteotomia de encurtamento da ulna. Embora a comparação dos resultados tenha sido em grande parte inconclusiva devido à heterogeneidade e à omissão de dados característicos pré-operatórios, foram observadas maiores complicações e taxas de reoperação após artrodese lunopiramidal.

Saiba mais: Há necessidade de antibioticoprofilaxia em artroscopia de punho de partes moles?

Conclusão e mensagem prática

Seria interessante se, em estudos seguintes, todos os resultados sejam padronizados e apresentados uniformemente com as melhores práticas desenvolvidas para melhor caracterizar a gravidade e integridade da lesão. Os dados atuais são muito heterogêneos para gerar evidências fortes.

Selecione o motivo:

Errado

Incompleto

Desatualizado

Confuso

Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Autor

Médico pela UERJ ⦁  Ortopedia e Cirurgia da Mão pelo INTO ⦁  Mestrando em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético (INTO)

Referências bibliográficas:
Ícone de seta para baixo

  • Omar-Hossein M, Leung JCK, Munaku J, Rodzik D, Dabbagh A, Szekeres M. Outcomes Following Surgical Interventions for Isolated Lunotriquetral Interosseous Ligament Injuries: A Systematic Review. Hand (N Y). 2023 Sep 28:15589447231198268. DOI: 10.1177/15589447231198268.


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS