No ano de 2023, os editais lançados pelo programa Pró-Residência, do Ministério da Saúde, receberam 493 inscrições — um número recorde ao longo da última década.
Leia também: Competição com a rede privada e condições de trabalho afastam residentes do SUS
Os editais de residência em área profissional da saúde nas modalidades uniprofissional e multiprofissional também tiveram alta procura: 156 programas já foram inscritos. No total, serão concedidas 1.814 bolsas pela pasta, em todo o país.
As inscrições foram realizadas por instituições federais vinculadas ao Ministério da Saúde, Ministério da Educação, órgãos e instituições públicas municipais, estaduais e distrital, além de instituições privadas sem fins lucrativos.
O objetivo é incentivar a formação de especialistas na modalidade residência, em especialidades e regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS). O resultado final dos contemplados deverá ser publicado em janeiro de 2024.
Saiba mais: Brasil tem tendência de concentração de mercado na saúde privada
Desde 2009, o governo federal faz concessão de bolsas de residência por meio do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência Médica) e do Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde (Pró-Residência em Área Profissional da Saúde).
Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.
Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros
Sucesso!
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Avaliar artigo
Dê sua nota para esse conteúdo.
Você avaliou esse artigo
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Autor
Roberta Santiago é jornalista desde 2010 e estudante de Nutrição. Com mais de uma década de experiência na área digital, é especialista em gestão de conteúdo e contribui para o Portal trazendo novidades da área da Saúde.