Multimorbidade na psoríase e o risco de progressão para artrite psoriásica

Uma informação já amplamente conhecida é que os pacientes com psoríase podem evoluir com artrite psoriásica (PsA) ao longo do curso da doença. Essa complicação pode ocorrer em até 30% dos casos. Habitualmente, a psoríase precede a PsA em cerca de cinco a sete anos. No entanto, os fatores que determinam essa progressão ainda não são totalmente conhecidos.

Estudos recentes identificaram que pacientes com PsA apresentaram uma maior prevalência de comorbidades do que aqueles com psoríase isolada, o que poderia sugerir que a sua presença poderia interferir nessa mudança no fenótipo. Com base nesses achados, é razoável considerar que a multimorbidade (definida como presença de 2 ou mais comorbidades) poderia ter um efeito adicional nesse risco de progressão.

Nesse sentido, Karmacharya et al. conduziram um estudo com o objetivo de avaliar a presença de multimorbidade nos pacientes com psoríase e a sua associação com o desenvolvimento de PsA.

Primeiro consenso ASAS sobre a definição de espondiloartrite axial precoce

Métodos

Trata-se de um estudo de coorte retrospectiva conduzido utilizando dados do Rochester Epidemiology Project (REP), que inclui a Mayo Clinic, o Olmsted Medical Center e hospitais afiliados.

Foram analisadas duas coortes diferentes, no período de 01/01/2000 a 31/12/2009: uma de psoríase prevalente e outra de psoríase incidente. A psoríase foi definida através do diagnóstico por um médico (atenção primária, dermatologista ou reumatologista) ou de biópsia compatível. Casos prováveis foram revistos por dermatologista. Controles pareados por idade, sexo e moradia foram obtidos das mesmas populações de origem das coortes prevalente e incidente. Multimorbidade foi definida como 2 comorbidades encontradas no sistema utilizado pelo REP (2 códigos de diagnóstico com pelo menos 30 dias de intervalo nos últimos 5 anos); multimorbidade significativa foi definida como cinco comorbidades, utilizando procedimentos semelhantes aos anteriores.

Os desfechos de interesse foram a frequência de multimorbidade e multimorbidade significativa, além do desenvolvimento de PsA (nesse caso, foram excluídos os pacientes com diagnóstico de PsA antes do diagnóstico de psoríase, diagnóstico de PsA dentro de seis meses do diagnóstico de psoríase e psoríases com menos de seis meses de seguimento).

Resultados 

Na coorte de psoríase incidente, foram identificados 817 pacientes com psoríase (45,2 anos, 52% feminino e 82% com psoríase moderada/grave) que atendiam aos critérios de inclusão/exclusão, que foram pareados com 849 controles. Não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas no que diz respeito à presença de multimorbidade (OR 1,16, IC95% 0,93-1,43) e multimorbidade significativa (OR 1,20, IC95% 0,92-1,57) entre os pacientes com psoríase e os comparadores. Os pacientes com psoríase incidente apresentaram mais obesidade (OR 1,62, IC95% 1,32-1,99) e hipertensão (OR 1,50, IC95% 1,14-1,99) do que os controles.

Na coorte de psoríase prevalente, foram incluídos 1.088 pacientes e 1.086 comparadores. Tanto a presença de multimorbidade (OR 1,35, IC95% 1,11-1,64) e multimorbidade significativa (OR 1,48, IC95% 1,21-1,82) foram mais frequentes nos pacientes com psoríase do que nos controles.

Os pacientes com psoríase incidente foram seguidos por um período mediano de 13,3 (IQR 10,6-16,4) anos, e 23 desenvolveram PsA (incidência cumulativa de 1,7%, 2,5% e  2,9% em 5, 10 e 15 anos, respectivamente). O risco de PsA reduziu ligeiramente com a idade (RR 0,74, IC95% 0,55-0,99 para cada década de vida) e foi maior nos pacientes não brancos (RR 4,22, IC95% 1,65-10,76). A presença de multimorbidade se associou com a evolução para PsA (HR 2,97, IC95% 1,00- 8,80).

Leia também: Segurança e eficácia do metotrexato na terapia combinada para artrite reumatoide

Comentários 

Os autores identificaram que a multimorbidade foi mais frequente nos pacientes com psoríase prevalente, mas não na psoríase incidente, quando comparados com os controles, sugerindo que os pacientes com psoríase podem apresentar desenvolvimento de multimorbidade de maneira acelerada. Além disso, a presença de multimorbidade se associou com o desenvolvimento de PsA.

No entanto, ainda restam dúvidas se o controle adequado dessas multimorbidades se associariam com um menor risco de progressão para PsA.

Selecione o motivo:

Errado

Incompleto

Desatualizado

Confuso

Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Autor

Editor-chefe de Clínica Médica da PEBMED/Whitebook • Professor de Reumatologia da Universidade Federal de Juiz de Fora • Chefe do serviço de Clínica Médica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora • Membro da Comissão de Síndrome Antifosfolípide e da Comissão de Vasculites da Sociedade Brasileira de Reumatologia

Referências bibliográficas:
Ícone de seta para baixo

  • Karmacharya P, Chakradhar R, Hulshizer CA, et al. Multimorbidity in Psoriasis as a Risk Factor for Psoriatic Arthritis: A Population-Based Study. Rheumatology. 2024;doi:10.1093/rheumatology/keae040.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS