Ministério da Saúde lança cursos sobre vigilância epidemiológica

Através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), o Ministério da Saúde lançou neste final de março cursos online gratuitos com foco na vigilância epidemiológica de HIV, aids, sífilis, hepatites virais e tuberculose. 

Leia também: Carreira: 4° Congresso Brasileiro de Urgências e Emergências Pediátricas 

Os cursos são oferecidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AvaSUS), plataforma de ensino à distância do Ministério da Saúde em parceria com universidades federais. A elaboração desse lote de cursos surgiu através da colaboração entre Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi), da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira – Hospital Albert Einstein. 

Secretaria de Saúde do Distrito Federal vai contratar 200 médicos

Cursos oferecidos

Vigilância Epidemiológica de Tuberculose (Carga Horária: 10 horas) 

Com uma introdução à vigilância da tuberculose, apresentará as características da Infecção por tuberculose, os tipos de diagnósticos e exames. Além de informações sobre tratamento, medidas de prevenção e controle e questões relativas à vigilância epidemiológica e ações de promoção de saúde. 

Vigilância Epidemiológica das Hepatites Virais (Carga Horária: 10 horas) 

O curso buscará capacitar profissionais da saúde sobre epidemiologia e vigilância das hepatites virais, além das medidas de prevenção e controle das hepatites virais, considerando os insumos disponíveis e as populações prioritárias. 

Vigilância Epidemiológica de Sífilis (Carga Horária: 10 horas)  

As aulas objetivará dar ao aluno compreensão sobre a história natural da doença, instruções sobre sífilis adquirida e sífilis congênita, vigilância epidemiológica, definições de caso e os instrumentos de notificação e o preenchimento adequado dos dados. 

Vigilância Epidemiológica de HIV e aids (Carga Horária: 10 horas) 

Tratará da infecção pelo HIV e aids, das diretrizes técnicas para operacionalização da vigilância do HIV e aids, do manejo dos sistemas de informação em saúde utilizados para o HIV e aids e das principais medidas de prevenção e controle da transmissão do HIV. 

Princípios da Vigilância Epidemiológica (Carga Horária: 40 horas) 

É o principal módulo de ensino, englobando todos os outros cursos da lista, com o objetivo de capacitar, atualizar e desenvolver profissionais quanto aos procedimentos de fluxos, prazos, instrumentos, definições de casos, funcionamento dos sistemas, condutas e medidas de controle para atuação no Sistema Nacional de Vigilância em Saúde.

Selecione o motivo:

Errado

Incompleto

Desatualizado

Confuso

Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Autor

Jornalista formado em 2009, com extensão em Produção Editorial e Planejamento Digital, trabalha há quase uma década com produção de conteúdo para área de saúde.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS