Os inibidores do SGLT2 (iSGLT2), que é o cotransportador de sódio e glicose tipo 2, atuam inibindo a reabsorção de glicose no túbulo proximal do rim, o que resulta em maior excreção da glicose na urina e leva a redução dos seus níveis séricos, além de um efeito osmótico, com aumento de diurese.
Inicialmente, essas medicações foram estudadas para o tratamento do diabetes tipo 2. Sempre que um novo antidiabético oral está sendo avaliado para uso, são feitos estudos de segurança cardiovascular e, no caso dos iSGLT2, o estudo EMPA-REG OUTCOME, de 2015, mostrou que essa classe de medicação não só era segura, como também teve benefício cardiovascular.
No terceiro episódio em podcast da série Diabetes – Baseado em evidências, Isabela Abud, médica cardiologista e conteudista do Portal PEBMED, fala sobre a utilização dos inibidores de SLGT2 nos pacientes com doenças cardiovasculares, especialmente aqueles com insuficiência cardíaca.
Ouça agora!
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!
Diabetes – Baseado em evidências
A nova série Diabetes – Baseado em evidências tem por objetivo realizar uma ampla revisão baseada nas mais recentes evidências para atualizar os médicos sobre diferentes aspectos da diabetes. Essa doença, que é um dos maiores problemas de saúde mundial, apresenta impactos em todos os sistemas do organismo, por isso conhecê-la a fundo permitirá que o médico aperfeiçoe seu atendimento e tenha um melhor resultado terapêutico. Não deixe de conferir os próximos episódios!
Veja também:
- Série Diabetes – Baseado em evidências: avaliação inicial
- Série Diabetes – Baseado em evidências: diferenciando os tipos de diabetes
- Série Diabetes – Baseado em evidências: tudo sobre pré-diabetes
- Série Diabetes – Diabetes e risco de NAFLD associada à disfunção metabólica (MASLD)
- Série Diabetes – Complicações microvasculares do diabetes
- Série Diabetes – Diabetes mellitus gestacional (DMG)
Tópicos abordados no episódio:
- Como os inibidores do SGLT2 funcionam
- Estudos sobre os iSGLT2
- Quais os cuidados ao iniciar a medicação
Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube.
Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros
Sucesso!
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Avaliar artigo
Dê sua nota para esse conteúdo.
Você avaliou esse artigo
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Autor
Editora de cardiologia do Portal PEBMED ⦁ Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) ⦁ Residência em Clínica Médica pela UNIFESP ⦁ Residência em Cardiologia pelo Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) ⦁ Atualmente atuando nas áreas de terapia intensiva, cardiologia ambulatorial, enfermaria e em ensino médico.