Febre alta, manchas vermelhas pelo corpo e dor nas articulações e atrás dos olhos. Esses são os sintomas mais conhecidos da dengue, que quando evolui para um quadro hemorrágico, apresenta ainda riscos de lesões no fígado e no cérebro. Os perigos da doença, no entanto, podem se manifestar tempos depois, ou ainda sem que tenha havido necessariamente manifestação clínica dos sintomas clássicos.
De acordo com a neurologista Marzia Puccioni, entre 1% e 20% dos pacientes infectados podem desenvolver encefalite, mielite, meningite e síndrome autoimune de Guillain-Barré.
Leia também: Vacina Qdenga contra a dengue chega ao SUS.
Risco neurológico
Chamada por especialistas e pesquisadores de dengue neurológica, essa forma da doença é considerada rara e acontece quando o vírus atinge o sistema nervoso, o cérebro ou a medula, podendo, muitas vezes, ser irreversível.
“Quando os sinais de inflamação neurológica aparecem é porque essa inflamação já está grave”, diz Mauricio Hoshino, neurologista do Hospital Santa Catarina – Paulista.
O vírus da dengue tem quatro sorotipos diferentes — DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 —, mas as pesquisas até o momento identificaram problemas neurológicos principalmente nos sorotipos 2 e 3. Ainda não há uma explicação científica do porquê isso acontece.
Números atuais de casos de dengue
O Ministério da Saúde já conta mais de 500 mil casos da doença nas primeiras semanas desse de 2024 — desse total, são pelo menos 75 mortes confirmadas.
O ano caminha para ser o pior de todos os tempos: o governo federal estima 4,2 milhões de registros, um salto de 2,5 vezes em relação a 2015, ano que detém o recorde de quase 1,7 milhão de casos.
Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros
Sucesso!
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Avaliar artigo
Dê sua nota para esse conteúdo.
Você avaliou esse artigo
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Autor
Roberta Santiago é jornalista desde 2010 e estudante de Nutrição. Com mais de uma década de experiência na área digital, é especialista em gestão de conteúdo e contribui para o Portal trazendo novidades da área da Saúde.