Criar um perfil no WhatsApp Business ajuda a gerenciar a agenda do médico?

Quando falamos de tecnologia na saúde, não estamos nos referindo somente a tratamentos de doenças ou aos avanços da medicina personalizada. O conceito pode compreender também pequenas – e valiosas – ferramentas que melhoram a vida dos médicos e dos pacientes. É o caso do WhatsApp Business, uma versão especializada da plataforma de mensagens. 

O WhatsApp é a rede social mais utilizada no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Digital 2024: Global Overview Report, entre os usuários de internet com idades entre 16 e 64 anos, 93% o utilizam. Em média, um brasileiro passa 24h14min conectado à plataforma no mês. 

O app oferece uma série de recursos que são especialmente úteis para médicos e clínicas médicas. Um desses recursos é a capacidade de criar uma conta comercial dedicada, permitindo que os profissionais personalizem suas informações de contato com detalhes como endereço, horário de funcionamento, relação de convênios e descrição dos serviços oferecidos. 

Bom para todos 

Isso não só ajuda a reduzir as faltas e atrasos, mas também melhora a comunicação e o relacionamento com os pacientes, que muitas vezes são idosos e vão sozinhos aos seus compromissos.  

“Atraso e falta são muito impactantes para médicos que atendem em horários, muitas vezes, apertados. Como são idosos, alguns pacientes meus tinham dificuldade em marcar e lembrar do dia e da hora das consultas, o que impactava minha agenda, atrasava o tratamento deles e gerava um desconforto para todos, inclusive os familiares”, diz Dra. Carina Farias, geriatra há mais de 20 anos. 

“Com o app, eles não só podem tirar suas dúvidas, mas relatar sintomas, enviar resultados dos exames antes e depois das consultas, além de se sentirem incluídos por estarem usando um meio eletrônico de acesso ao médico”, completa a médica.  

Como todo usuário do WhatsApp, a conta da clínica também deve ter um perfil no aplicativo. Veja alguns pontos da configuração do seu perfil médico no aplicativo que vão facilitar seu dia a dia: 

  • Etiquetas 

Com elas, é possível organizar contatos e conversas, de modo que sejam facilmente localizadas. Do mesmo modo, pode-se criar tags como a de um novo paciente, uma solicitação de consulta, pagamentos, agendamentos finalizados etc. No entanto, atenção às regras de publicidade do CFM 

  • Respostas rápidas 

Elas viabilizam uma comunicação mais rápida e evitar perda de tempo para ambas as partes. Com a funcionalidade de respostas rápidas, pode-se salvar as mensagens enviadas com frequência e reutilizá-las para responder as perguntas mais comuns enviadas pelos pacientes.  

  • Estatística do fluxo de mensagem 

Com ela, é possível ter conhecimento das métricas importantes, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas pelos contatos. A funcionalidade confere maior controle sobre a comunicação e ainda ajuda a notar pontos de melhorias na sua estratégia. 

  • Mensagens automatizadas 

Elas podem ajudar enviando mensagens de ausência, orientações gerais, direcionar o atendimento ao setor correto, enviar saudações em datas comemorativas etc. Assim, os pacientes se sentem assistidos e correspondidos, além de informados.  

  • Localização física 

A ferramenta permite à clínica incluir um mapa com a localização da instituição, além dos horários e dias de atendimento. Essa é uma importante vantagem para os pacientes.  

  • Whatsapp Web 

O aplicativo também está disponível em versão web e pode ser acessado pelo desktop, o que facilita ainda mais o gerenciamento, principalmente, se o médico é auxiliado por um atendente. 

Leia ainda: Novas diretrizes para serviços médicos ambulatoriais de atendimento ao colaborador.

medico no celular

Segurança 

Outro aspecto importante é a segurança dos dados dos pacientes. O WhatsApp Business também oferece recursos de criptografia de ponta a ponta, que garante que todas as conversas permaneçam confidenciais e protegidas contra acessos não autorizados. 

Em resumo, o WhatsApp Business é a prova de que a tecnologias pode aprimorar a qualidade do atendimento e garantir a satisfação dos pacientes.  

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Autor

Roberta Santiago é jornalista desde 2010 e estudante de Nutrição. Com mais de uma década de experiência na área digital, é especialista em gestão de conteúdo e contribui para o Portal trazendo novidades da área da Saúde.

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