Confirmado caso de febre oropouche no Rio de Janeiro

Diagnóstico de Febre Oropouche no Rio de Janeiro foi confirmado pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) no início deste mês, o paciente foi atendido no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas com sintomas semelhantes à dengue. 

Como a dengue, a febre oropouche também é uma arbovirose transmitida por mosquitos, no caso da oropouche o principal transmissor é o Culicoides paraenses. A doença foi isolada pela primeira vez no Brasil em 1960 e tem gerado casos isolados e surtos, principalmente na região amazônica, onde é endêmica, seus sintomas são muito parecidos com os de outras arboviroses: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia, sendo necessários testes para identificação da enfermidade.  

Informações do Laboratório de Arbovírus e Vírus Hemorrágicos do IOC/Fiocruz dão conta de que, apesar de ser possível detectar o material genético do vírus por meio de RT-PCR, como a fase aguda já havia passado no paciente em questão, a confirmação veio através da detecção dos anticorpos contra o vírus. 

O caso identificado no Rio de Janeiro é tratado como importado, já que o paciente tinha histórico de viagem para o Amazonas. 

mosquito na mão

Oropouche no Amazonas 

Desde o início de 2024, o estado do Amazonas já registrou 1.670 casos de febre Oropouche, em 2023 o número de ocorrências da doença não passou de mil, mostrando que assim como a dengue a doença passa por um aumento expressivo na quantidade de casos. Ainda não foram registradas mortes pela doença. 

Para o pesquisador da Fiocruz Amazônia, Jesem Orellana, é um equívoco tratar os casos como um surto. “Nós estamos falando de uma epidemia em curso há oito meses, pelo menos, e que já foram diagnosticados cerca de dois mil casos. Na prática, nós devemos ter, pelo menos, dez mil pessoas que tiveram a doença, mas que não foi possível fazer esse diagnóstico”, declarou em entrevista à Rádio Brasil. 

Ouça ainda: Febre maculosa: como identificar a doença? [podcast]  

Selecione o motivo:

Errado

Incompleto

Desatualizado

Confuso

Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Autor

Jornalista formado em 2009, com extensão em Produção Editorial e Planejamento Digital, trabalha há quase uma década com produção de conteúdo para área de saúde.

Referências bibliográficas:
Ícone de seta para baixo

  • Sampaio F. Rádio Agência. Amazonas declara surto de febre Oropouche [internet]. 2024 Mar 04 [acesso em 2024 Mar 11] Disponível em:  https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/saude/audio/2024-03/amazonas-declara-surto-de-febre-oropouche

 

  • Ministério da Saúde. Febre do Oropouche [internet]. [acesso em 2024 Mar 11]. Disponível em:  https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/f/febre-do-oropouche
  •  

  • Menezes M. Agência Fiocruz. Fiocruz confirma primeiro diagnóstico de febre oropouche no RJ [internet]. 2024 Mar 04 [acesso em 2024 Mar 11]. Disponível em: https://agencia.fiocruz.br/fiocruz-confirma-primeiro-diagnostico-de-febre-oropouche-no-rj
  •  

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    - Advertisement -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS