Trinta municípios de 19 estados brasileiros foram selecionados para pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para receberem novas unidades dos Centros de Parto Normal (CPN), que faz parte do eixo saúde do programa.
O total do aporte feito pelo Governo Federal foi de R$ 93 milhões. Somadas, as unidades terão capacidade para realizar até 36,6 mil atendimentos por ano, beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas com útero e em idade reprodutiva.
Com isso, a meta prevista para o eixo Saúde do PAC até 2026 já está batida, mas ainda pode ser superada, pois mais 19 propostas foram habilitadas a receberem emendas parlamentares.
Cuidar de quem cuida
As 30 novas unidades do CPN do Novo PAC Saúde serão um complemento aos outros 60 centros que já integram as maternidades do programa.
Para Fernanda Bernardes, assessora técnica do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência, a construção de Centros de Parto Normal intra ou extra-hopitalares representa um “resgate ao cuidado multiprofissional” e uma intervenção ativa em busca de melhorias no cuidado perinatal.
“Os centros proporcionam um ambiente acolhedor e seguro para as gestantes e seus bebês, incentivando o parto normal e promovendo a humanização do nascimento”, afirma Fernanda.
Critérios
Ter os maiores índices de mortalidade materna e de vulnerabilidade socioeconômica registrados; possuir maternidade de referência na macrorregião de Saúde; e adesão ao projeto arquitetônico padrão foram alguns dos critérios de seleção dos locais.
Dentre os selecionados, foram priorizados os municípios com mais de 50 mil habitantes, que tenham registrado mais de 400 nascidos vivos no ano de 2022; e de acordo com o número de nascidos vivos pretos, pardos e indígenas.
As regiões Norte e Nordeste foras as que mais enviaram propostas e, portanto, figuram 70% dos locais selecionados.
As informações sobre os resultados de todas as modalidades do Novo PAC Seleções – eixo Saúde estão disponíveis online. Veja abaixo a lista de estados e de munícipios contemplados por região:
Nordeste – Total: 15 unidades
Maranhã – Pinheiro
Ceará – Acaraú, Quixadá e Horizonte
Bahia – Macaúbas, Porto Seguro, Feira de Santana e Ibotirama
Paraíba – Guarabira e Patos
Pernambuco – Garanhuns
Piauí – Corrente, Campo Maior e Valença de Piauí
Sergipe – São Cristóvão
Norte – Total: 6 unidades
Roraima – Boa Vista
Pará – Redenção e Moju
Tocantins – Palmas
Amazonas – Iranduba
Rondônia – Guajará-Mirim
Sudeste – Total: 4 unidades
Rio de Janeiro: Magé e Itaguaí
São Paulo 0 Jaguariúna e Mongaguá
Centro-Oeste – Total: 3 unidades
Goiás – Cidade Ocidental
Mato Grosso do Sul – Corumbá
Distrito Federal – Ceilândia
Sul – Total: 2 unidades
Rio Grande do Sul – Bagé
Santa Catarina – Blumenau
Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros
Sucesso!
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Avaliar artigo
Dê sua nota para esse conteúdo.
Você avaliou esse artigo
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Autor
Roberta Santiago é jornalista desde 2010 e estudante de Nutrição. Com mais de uma década de experiência na área digital, é especialista em gestão de conteúdo e contribui para o Portal trazendo novidades da área da Saúde.