O sistema OuvidorSUS, criado para facilitar o recebimento e tratamento das manifestações recebidas pelos órgãos de saúde responsáveis, recebeu uma nova versão no mês de novembro. Sem software próprio, novas funcionalidades foram inseridas no sistema a fim de melhorar o atendimento à população e modernizar as ferramentas disponíveis aos funcionários que fazem parte das redes de ouvidorias.
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A adesão ao sistema está sendo feita de forma gradual. Atualmente ele está em funcionamento em mil localidades espalhadas por 25 estados.
Novas funcionalidades:
- Livre tramitação de manifestações: é possível realizar a livre tramitação de manifestações entre ouvidorias, simplificando o processo de registro, tratamento, encaminhamento e resposta às manifestações;
- Tipificação aprimorada: permite que as ouvidorias incluam suas próprias TAGS para classificar manifestações de forma mais personalizada e precisa;
- Disseminação de informações: possibilita o envio de artigos em saúde, ampliando a disseminação de informações relevantes e o combate às fake news;
- Controle de prazo: de acordo com a Lei nº 13.460/17, foi incluído um controle de prazo rigoroso, com a possibilidade de prorrogação da manifestação, a fim de garantir que os processos serão tratados dentro dos prazos legais;
- Layout responsivo: proporciona uma experiência de uso otimizada em dispositivos móveis;
- Padrão eMAG: a partir do Padrão eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), o OuvidorSUS promove a inclusão e é acessível a todas as pessoas;
- Integração com a plataforma Fala.BR: maior eficiência no processo de tratamento das manifestações direcionadas ao Ministério da Saúde e economia de recursos, a partir do compartilhamento de infraestrutura, conhecimento e melhores práticas pelas ouvidorias e pelos órgãos governamentais.
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“O novo OuvidorSUS está plenamente sintonizado com as diretrizes de gestão transparente e democrática, onde as solicitações dos cidadãos brasileiros, além de ouvidas e respondidas, são transformadas em um mecanismo capaz de resultar em melhorias do serviço público. É um passo significativo para atender usuários do sistema de saúde pública de forma ágil, eficiente, transparente e cada vez mais inclusiva”, declarou a ouvidora substituta, Aíla Vanessa de Oliveira Sousa.
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Autor
Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).