O Ministério da Saúde anunciou o lançamento de um aplicativo para facilitar o acesso de trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) a canais de denúncia e redes de assistência e proteção às mulheres. O app se chama “Equidade SUS” e funciona dentro da plataforma ConecteSUS.
Nesta primeira etapa o aplicativo só estará disponível para as mais de 2 milhões de mulheres que compõem a força de trabalho no setor de saúde pública. No futuro o Ministério da Saúde planeja dar acesso também as usuárias da rede pública de saúde.
Saiba mais: Anvisa aprova tecnologia que permite realizar exames físicos à distância
Aplicativo de apoio para enfrentamento de violência e discriminação
Ao realizar o cadastro no app, as usuárias deverão realizar uma pesquisa para que o conteúdo seja adaptado aos seus perfis. O aplicativo permitirá que as mulheres recebam informações sobre movimentos sociais, universidades e secretarias de saúde.
Além dessas funcionalidades de conteúdo, que incluem um quiz com perguntas relacionadas à equidade para fortalecer o aprendizado na identificação de situações de violência, discriminação e preconceito, o aplicativo também permitirá a localização de serviços ligados a rede de acolhimento do SUS, de ajuda a saúde mental, rede de saúde da trabalhadora e instituições contra a violência à mulher, Ministério Público e delegacias especializadas. Além de canais de denúncia, como a Central de Atendimento à Mulher.
Leia também: Ministério da Saúde visa aumento de 300% na oferta da Profilaxia Pré-Exposição
Desenvolvimento
A criação do aplicativo faz parte do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) cujo objetivo é promover política de equidade de gênero e raça no SUS, enfrentando as várias formas de violências e acolhendo as trabalhadoras da saúde.
Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros
Sucesso!
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Avaliar artigo
Dê sua nota para esse conteúdo.
Você avaliou esse artigo
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Autor
Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).