A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias para o Sistema Único de Saúde (Conitec) abriu consulta pública para inclusão do medicamento fostensavir trometamol 600 mg no SUS, um antirretroviral para tratamento de pessoas vivendo com HIV ou Aids (PVHA) com multirresistência a outros antirretrovirais.
A consulta ficará aberta até o dia 17 de janeiro e as contribuições poderão ser enviadas através dos formulários adequados presentes na página de consulta pública do Conitec, acessível através deste link.
Conitec
O parecer inicial da comissão foi favorável à incorporação do remédio no Sistema Único de Saúde, principalmente devido ao fato de que o medicamento apresenta uma nova possibilidade de opção terapêutica para pessoas vivendo com HIV ou aids e apresentam resistência aos esquemas antigos.
Leia também: Câncer colorretal: Conitec dá parecer favorável para uso de ablação térmica
“Com a incorporação desse novo medicamento, aquelas pessoas que vivem com HIV multirresistente aos antirretrovirais atualmente disponíveis no SUS, terão seu direito à saúde integral garantido”, afirmou o diretor do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Draurio Barreira.
HIV
De acordo com a UNAIDS (United Nations Programme on HIV/AIDS), em 2021, por volta de 38,4 milhões vivem com HIV no mundo. No mesmo ano estimasse que 650 mil pessoas morreram devido a doenças relacionadas à Aids.
Entre 2007 e 2022, no Brasil, 434.803 casos de infecção foram registrados, principalmente na região Sudeste (42,3% dos casos) e Nordeste (20,7%). Entre 1996 e 2020, 291,944 mortes foram relacionadas à Aids no país.
Saiba mais: AIDS 2023 – Highlights International AIDS Conference [podcast]
Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros
Sucesso!
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Avaliar artigo
Dê sua nota para esse conteúdo.
Você avaliou esse artigo
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Autor
Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).