Recentemente, a Academia Americana de Pediatria (AAP) atualizou sua política de “Segurança de pedestres” de 2009. O objetivo é auxiliar o pediatra, com base em evidências, a orientar as famílias sobre os benefícios do transporte ativo e os riscos específicos e precauções de segurança a serem considerados para pedestres infantis em diferentes idades.
Leia também: Por que a segurança no trânsito é tão relevante?
A AAP, para reduzir a morbimortalidade por lesões em crianças pedestres e promover a caminhada e o aumento da atividade física, recomenda três relevantes ações descritas abaixo. No entanto, é importante entender os seguintes conceitos:
- Complete Streets: suas políticas promovem o desenvolvimento e o uso de vias com todos os tipos de transporte e pessoas em mente, incluindo veículos motorizados, pedestres, ciclistas e outros;
- Vision Zero: estratégia também focada na redução de mortes e lesões graves no trânsito e foi construída com base na premissa de que os acidentes são um problema de saúde pública no qual o erro humano é assumido e aceito, e as soluções são criadas com base nessa suposição;
- Safe Routes to School: rotas seguras para a escola.
Apoio legislativo
Para abordar fatores ambientais e de design urbano que afetam a segurança de pedestres, os pediatras podem trabalhar com legisladores locais, estaduais ou federais através das seguintes medidas:
- Incentivar o apoio ao Complete Streets e ao Vision Zero;
- Apoiar a legislação para reduzir os limites de velocidade em áreas urbanas, incluindo zonas de 32 km/h em toda a área, e permitir a aplicação do limite de velocidade em áreas críticas, incluindo zonas escolares;
- Desenvolver legislação para incentivar ou exigir a adoção de tecnologia de segurança, como sistemas de detecção de pedestres e frenagem automática em veículos novos;
- Defender as necessidades únicas de pedestres infantis à medida que algoritmos e tecnologias para controlar veículos autônomos são desenvolvidos.
Apoio comunitário
Os pediatras podem dar prioridade especial a comunidades de alto risco e populações minoritárias:
- Realizar lobby para ambientes de pedestres mais seguros e saudáveis por meio de abordagens de engenharia e design na comunidade local e lobby para zonas de 32 km/h em toda a área em distritos residenciais ou comerciais para reduzir o risco de ferimentos em pedestres e melhorar a capacidade de caminhar;
- Apoiar, ou introduzir e promover, intervenções Vision Zero em nível comunitário e intervenções do Safe Routes to School;
- Promover transporte seguro e ativo, incluindo caminhadas, como alternativa ao transporte motorizado, para reduzir o tráfego de veículos e aumentar a demanda por comodidades para pedestres;
- Defender a infraestrutura para pedestres quando as comunidades considerarem como reaproveitar o espaço urbano e as faixas de rodagem que são liberadas por uma demanda reduzida por estacionamento à medida que os veículos autônomos se tornam mais predominantes;
- Apoiar pesquisas para entender melhor e testar intervenções para a educação de pedestres, incluindo crianças e seus cuidadores;
- Apoiar o desenvolvimento de sistemas de vigilância mais robustos para coletar dados de exposição e identificar locais de alto risco para lesões em crianças.
Saiba mais: Sonolência no trânsito: se usar esses medicamentos, não dirija
Orientação preventiva
É importante que os pediatras também forneçam orientação individual às famílias:
- Lembrar os pais da complexidade do ambiente de trânsito e da vulnerabilidade única das crianças pedestres expostas a tarefas que excedem suas habilidades cognitivas, perceptivas e comportamentais;
- Avisar os pais de crianças pequenas que as calçadas e pátios adjacentes não cercados são áreas de lazer inseguras, porque crianças pequenas podem não ser vistas pelos motoristas em veículos de ré;
- Recomendar o acompanhamento de um adulto, com instrução ativa e contínua sobre segurança de pedestres, para a maioria das crianças menores de 10 anos, na maioria dos ambientes. Dependendo do seu nível de desenvolvimento, crianças mais velhas podem ter mais independência. Nesse caso, a independência deve ser dada em rotas protegidas com cruzamentos sinalizados em ambientes de baixo tráfego;
- Incentivar os pais de crianças com mobilidade limitada ou outras deficiências a investir tempo extra para ajudar seus filhos a adquirirem habilidades de caminhada. Isso pode incluir a seleção de rotas com baixas barreiras à mobilidade, intervenções para aumentar a visibilidade do pedestre, instruções sobre o uso de sinais audíveis para pedestres e habilidades com bengala branca para crianças com deficiência visual;
- Aconselhar os pacientes de todas as idades sobre o risco de andar distraído, incluindo mensagens de texto, falar ou olhar para o telefone celular e ouvir música.
Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros
Sucesso!
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Avaliar artigo
Dê sua nota para esse conteúdo.
Você avaliou esse artigo
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Autor
Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Valença ⦁ Residência médica em Pediatria pelo Hospital Federal Cardoso Fontes ⦁ Residência médica em Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Saúde Materno-Infantil (UFF) ⦁ Doutora em Medicina (UERJ) ⦁ Aperfeiçoamento em neurointensivismo (IDOR) ⦁ Médica da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da UERJ ⦁ Professora adjunta de pediatria do curso de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques ⦁ Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Pediatria do IDOR no Rio de Janeiro ⦁ Acompanhou as UTI Pediátrica e Cardíaca do Hospital for Sick Children (Sick Kids) em Toronto, Canadá, supervisionada pelo Dr. Peter Cox ⦁ Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) ⦁ Membro do comitê de sedação, analgesia e delirium da AMIB e da Sociedade Latino-Americana de Cuidados Intensivos Pediátricos (SLACIP) ⦁ Membro da diretoria da American Delirium Society (ADS) ⦁ Coordenadora e cofundadora do Latin American Delirium Special Interest Group (LADIG) ⦁ Membro de apoio da Society for Pediatric Sedation (SPS) ⦁ Consultora de sono infantil e de amamentação ⦁ Instagram: @draroberta_pediatra
- Kendi S, et al. Child Pedestrian Safety. Pediatrics. 2023;152(1):e2023062506. DOI: 10.1542/peds.2023-062506