O choque é uma manifestação de insuficiência circulatória com risco de vida, que, quando circulatório, leva à hipóxia celular e tecidual, resultando em morte celular e disfunção de órgãos vitais.
Os efeitos são reversíveis nas fases iniciais e um atraso no diagnóstico e/ou início oportuno do tratamento pode levar a alterações irreversíveis, incluindo falência de múltiplos órgãos (MOF) e morte. Por isso, é importante analisar a avaliação e o manejo desse quadro, explicando o papel da equipe interprofissional na avaliação e tratamento de pacientes com essa condição.
Neste episódio, Hiago Bastos, médico intensivista e conteudista do Portal, fala sobre a abordagem inicial desse quadro na emergência. Uma patologia de extrema importância no dia a dia dos plantonistas, de elevada gravidade e que demanda uma estratégia estruturada no manejo.
Ouça agora no nosso canal no Spotify!
Tópicos abordados no episódio:
- Qual o conceito de choque
- Como identificar o choque na emergência
- Como estadiar e classificar o choque
- Como abordar o choque precocemente
Veja também: Pré-eclâmpsia no pronto-socorro
Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube
Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros
Sucesso!
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Avaliar artigo
Dê sua nota para esse conteúdo.
Você avaliou esse artigo
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Autor
Graduação em Medicina pela Universidade Ceuma (2016), como bolsista integral do PROUNI • Especialista em Terapia Intensiva no Programa de Especialização em Medicina Intensiva (PEMI/AMIB 2020) no Hospital São Domingos • Fellowship in Intensive Care at the Erasme Hospital (Bruxelles, Belgium) • Especialista em ECMO pela ELSO • Médico plantonista na UTI II do Hospital Municipal Djalma Marques desde 2016, na UTI do Hospital São Domingos desde 2018 e Coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Municipal Djalma Marques desde 2017 • Fundador e ex-presidente da Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergências do Maranhão (LAMURGEM-MA) • Experiência na área de Emergências e Terapia intensiva.
- Angus DC, van der Poll T. Severe sepsis and septic shock. N Engl J Med. 2013 Aug 29;369(9):840-51. [PubMed]
Barber AE, Shires GT. Cell damage after shock. New Horiz. 1996 May; (2):161-7. [PubMed].
in acute pulmonary embolism: the pivotal role of pulmonary vasoconstriction. Cardiovasc Res. 2000 Oct;48(1):23-33. [PubMed]
JL, De Backer D. Circulatory shock. N Engl J Med. 2014 Feb 06;370(6):583. [PubMed].