Objetivo seria criar um super aplicativo com serviços de transporte, turismo e viagens
A Uber está considerando comprar a empresa de viagens Expedia, segundo informações divulgadas pelo Financial Times nesta 6ª feira (18.out.2024). A negociação, avaliada em US$ 20 bilhões (aproximadamente R$ 113 bilhões), poderia se tornar a maior aquisição da história da empresa de transporte por aplicativo.
O movimento estratégico visa transformar a Uber em um “super app”, combinando mobilidade, logística e reservas de viagens em uma única plataforma. Nos últimos meses, a Uber consultou especialistas para avaliar a viabilidade de um acordo com a Expedia, uma das líderes globais em viagens online.
Embora as conversas estejam em estágio inicial e a Uber ainda não tenha feito uma proposta formal à Expedia, a especulação sobre a aquisição já impactou o mercado. As ações da Expedia subiram 7,6% após o fechamento, enquanto as da Uber caíram 2,7%.
Dara Khosrowshahi, CEO da Uber e ex-líder da Expedia de 2005 a 2017, desempenha um papel importante nas negociações. Ele mantém um assento no conselho da Expedia e é visto como uma peça-chave. Contudo, deve se afastar das negociações diretas para evitar conflitos de interesse. A longa relação de Khosrowshahi com a Expedia pode facilitar uma abordagem “amigável” entre as empresas.
Desde sua fundação, a Uber expandiu suas operações para incluir entregas de alimentos e logística, além de serviços de reserva de viagens e hospedagem. A empresa se inspira em super apps chineses, como o WeChat, que oferecem uma variedade de serviços em um único aplicativo.
“Queremos ser a principal plataforma para qualquer mobilidade e serviço que os usuários desejem”, afirmou Khosrowshahi.