Olivetto se destacou como um dos maiores publicitários brasileiros, sendo responsável por criações memoráveis como o Garoto Bombril
O publicitário brasileiro Washington Olivetto, 73 anos, morreu neste domingo (13.out.2024). Criador de peças publicitárias memoráveis, como o Garoto Bombril, Olivetto estava internado havia 5 meses no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Olivetto teve complicações pulmonares e morreu de falência múltipla de órgãos. Corintiano, o publicitário é descrito como um dos maiores publicitários do mundo. Seu site –que teve pico de acessos logo depois da confirmação da morte–, o descreve como “um dos publicitários mais premiados de todos os tempos”.
A morte foi confirmada pelo hospital Copa Star. Leia a nota:
“O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto na tarde deste domingo (13) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes.”
Relembre as principais propagandas de Washington Olivetto:
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Relembre as propagandas de Washington Olivetto
Reprodução/Youtube
O publicitário Washington Olivetto criou o personagem “garoto Bombril”, interpretado por Carlos Moreno entre 1978 e 2004
O publicitário Washington Olivetto criou o personagem “garoto Bombril”, interpretado por Carlos Moreno entre 1978 e 2004
Reprodução/Youtube
Olivetto também é o autor da campanha “meu primeiro sutiã” para a Valisere em 1988
Olivetto também é o autor da campanha “meu primeiro sutiã” para a Valisere em 1988
Reprodução/Youtube
O publicitário ficou conhecido por negar o convite de Paulo Maluf para integrar sua campanha, mas convenceu o político a estrear em uma campanha da fabricante de sapatos Vulcabras em 1989
O publicitário ficou conhecido por negar o convite de Paulo Maluf para integrar sua campanha, mas convenceu o político a estrear em uma campanha da fabricante de sapatos Vulcabras em 1989
Reprodução/Youtube
A agência W Brasil (cofundada por Washington Olivetto) fez a campanha para a Arno com as atrizes Fernanda Montenegro (foto), Marília Pêra e Regina Duarte em 1993
A agência W Brasil (cofundada por Washington Olivetto) fez a campanha para a Arno com as atrizes Fernanda Montenegro (foto), Marília Pêra e Regina Duarte em 1993
VIDA E CARREIRA
Nascido em 1951, em São Paulo, Washington Olivetto é o único publicitário não anglo-saxão no Hall of Fame do One Club de Nova York e no Lifetime Achievement do Clio Awards.
Ganhou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes e foi nomeado 1 dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media International. Também foi eleito duas vezes o publicitário do século pela Alap (Associação de Agências Latino Americana).
Seu trabalho inspirou duas canções de Jorge Ben Jor: “Alô, Alô, W / Brasil” e
“Engenho de Dentro”.
Corintiano de coração, Olivetto não escondia seu amor pelo time. Ele foi um dos criadores do movimento Democracia Corinthiana, durante o período de ditadura militar. O movimento contava com a participação de jogadores consagrados, como Sócrates, Wladimir, Casagrande, Biro-Biro, Zé Maria e Zenon.
O publicitário nunca atuou em campanhas políticas, mas foi responsável por convencer o ex-governador de São Paulo, Paulo Maluf (PP – SP), a contracenar em uma propaganda do sapato Vulcabras, em 1989. Eis o vídeo (36s).
PODER360 E WASHINGTON
Washington Olivetto era um entusiasta do Poder360 e da newsletter Drive, newsletter premium editada por este jornal digital. Em 2020, fez um vídeo falando dos seus hábitos de leitura.
Assista (50s):
Em outubro de 2020, participou como entrevistado do “Poder em Foco”, programa semanal que foi uma parceria entre Poder360 e o SBT. Na época com 69 anos, Olivetto afirmou que até as boas agências de publicidade poderiam prestar os mesmos serviços com metade dos funcionários que tinham à época. Para ele, as empresas “incharam” nas últimas décadas. Teriam de se reinventar no mundo pós-pandemia.
“Elas [as agências de publicidade] vão ter de diminuir de tamanho, no sentido de ter que ter exatamente as pessoas com poder de decisão e com capacidade de criação […] “É triste até pensar isso, mas o que aconteceu é que tanto as agências quanto os anunciantes foram ficando inchados”, afirmou.
A entrevista completa de Olivetto (48min50s) pode ser assistida a seguir: