Justiça suspende decisão de Trump de congelar repasses federais

Governo emitiu um ofício para cessar temporariamente “todas as atividades relacionadas à obrigação ou ao desembolso de toda a assistência financeira federal”

Trump

ONGs acionaram a justiça contra o presidente Donald Trump por congelamento de repasses

Copyright

Andrea Hanks/Casa Branca – 27.abr.2020




PODER360

Uma juíza federal dos Estados Unidos suspendeu nesta 3ª feira (28.jan.2025) a decisão do presidente Donald Trump (republicano) de congelar repasses para programas de assistência federal . 

A determinação, segundo a Reuters, saiu do gabinete da juíza Loren L. AliKhan, no distrito de Colúmbia, e freou a determinação que entraria em vigor às 17h (19h de Brasília). A decisão tem caráter liminar.

A decisão estabelecia uma varredura das iniciativas que não estivessem alinhadas com as determinações do governo republicano, como vetos a incentivos à diversidade, energia limpa e equidade. 

A medida foi considerada inconstitucional e ONGs acionaram a Justiça do país contra o governo Trump. Mesmo sem ainda ter entrado em vigor, a imprensa local relatou que o site de programas assistenciais como o Medicaid ficaram fora do ar.

O governo nega que os cortes afetarão programas que beneficiam cidadãos diretamente. A secretária de Imprensa dos EUA, Karoline Leavitt disse que a Casa Branca tomou conhecimento e que o site do Medicaid seria reinstaurado em breve.  

Mais cedo, um ofício da secretaria de Orçamento da Casa Branca instruiu a “suspender temporariamente todas as atividades relacionadas à obrigação ou ao desembolso de toda a assistência financeira federal”.

Na Justiça, ONGs alegam que a suspensão de repasses não só impactam programas assistenciais, mas também projetos de infraestrutura, saúde e moradia. A Corte analisará o mérito na próxima semana.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS