Operação realizada nas vésperas da Páscoa identificou uso de aditivos proibidos e erros na rotulagem em estabelecimentos de Bituruna
Reprodução/Ministério da Agricultura e Pecuária
Uma operação do Ministério da Agricultura apreendeu mais de R$ 1 milhão em vinhos e vinagres irregulares em Bituruna, segundo comunicado divulgado na 4ª feira (16.abr.2025).
Foram apreendidos mais de 54 mil litros de bebidas. As autoridades interditaram a produção de vinagres de um dos estabelecimentos fiscalizados na cidade paranaense.
Durante a fiscalização, os agentes encontraram o uso de aditivos proibidos, como corantes, extratos e aromatizantes, nas bebidas.
Esses insumos são vetados por normas sanitárias e podem causar reações alérgicas, intoxicações e efeitos tóxicos a longo prazo.
A operação também identificou irregularidades na rotulagem dos produtos, que poderiam induzir o consumidor ao erro.
Coordenada pelos programas Vigifronteiras e Serviço Regional de Operações Avançadas de Fiscalização e Combate a Fraudes, a operação teve apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil do Paraná.
Bituruna é considerada a capital paranaense do vinho. Segundo o ministério, a operação tem como foco garantir a segurança dos produtos agropecuários.
A ação foi realizada às vésperas do domingo (20.abr) de Páscoa, quando o consumo de vinho costuma aumentar no país.
O ministério informou que os responsáveis podem ser multados e responder por infrações sanitárias e crimes contra as relações de consumo.