Presidente condecorou ex-chefe do Executivo do Uruguai com o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria brasileira a estrangeiros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou nesta 5ª feira (5.dez.2024) o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, de 89 anos. O petista chegou a Montevidéu e foi diretamente do aeroporto para a chácara ex-chefe do Executivo uruguaio, em uma área rural próxima à cidade.
Na ocasião, Lula condecorou Mujica com o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria brasileira a estrangeiros. Emocionado, o petista declarou que o ex-presidente é “a pessoa mais extraordinária” que já conheceu. “A gente não escolhe irmão. A gente não escolhe sequer a mãe. Mas um companheiro a gente escolhe”, disse Lula.
Assista ao momento da entrega (6min29s):
“Esta medalha que estou entregando ao Pepe Mujica não é por ele ser ex-presidente do Uruguai. É pelo fato de ele ser jovem”, brincou Lula ao abraçar e beijar a cabeça do uruguaio, que tem 89 anos.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, visitou Mujica antes de Lula. Já o do Paraguai, Santiago Peña, o visitou depois.
Lula está no Uruguai para a reunião de presidentes de países do Mercosul na 6ª feira (6.dez). Será anunciada a conclusão das negociações do acordo entre Mercosul e UE (União Europeia).
O petista se emocionou ao condecorar Mujica. Assista ao momento (5min01):