A colaboração da agência com a SpaceX visa a redução de detritos orbitais que ameaçam satélites
A ESA (Agência Espacial Europeia) está em negociações com a SpaceX para unir esforços no combate ao lixo espacial. As informações são da Reuters.
A iniciativa visa a redução dos detritos orbitais que ameaçam satélites ativos e representa um esforço conjunto de 22 nações.
A agência lidera iniciativas para enfrentar o problema, incluindo a carta Zero Debris, que busca impedir que haja mais lixo no espaço até 2030. Até o momento, 110 países ou entidades aderiram à carta.
A SpaceX, cujos satélites representam cerca de 2/3 das espaçonaves ativas em órbita terrestre, ainda não assinou a carta.
Contudo, o diretor da ESA, Josef Aschbacher, disse a Reuters que está otimista sobre as negociações. “Esta é uma carta que continua evoluindo e continuaremos levantando os tópicos porque eles são muito fundamentais”.
Há ao menos 18.000 peças de lixo rastreáveis no espaço. Dentre estes materiais, estão satélites inativos, fragmentos de satélites quebrados e até mesmo corpos de foguete que explodiram no espaço.