Eleitos para a Câmara Municipal de São Paulo superaram candidato do PSDB, que terminou a corrida pela prefeitura com 1,84% dos votos
Quatro vereadores eleitos para a Câmara Municipal de São Paulo conseguiram uma votação mais expressiva do que o candidato à prefeitura José Luiz Datena (PSDB), 67 anos. O tucano iniciou a corrida eleitoral como um dos nomes mais conhecidos da disputa, mas viu seu eleitorado derreter e terminou a campanha com 1,84% dos votos válidos.
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Datena recebeu 112.344 votos. Os vereadores Lucas Pavanato (PL), Ana Carolina Oliveira (Podemos), Dr. Murillo Lima (PP) e Sargento Nantes (PP) conseguiram uma votação mais expressiva do que a do apresentador de TV.
Leia abaixo a relação de votos:
- Lucas Pavanato (PL) – 161.386;
- Ana Carolina Oliveira (Podemos) – 129.563;
- Dr. Murillo Lima (PP) – 113.820;
- Sargento Nantes (PP) – 112.484;
- José Luiz Datena (PSDB) – 112.344.
Ana Carolina, a 2ª mais votada da cidade, é mãe de Isabella Nardoni, criança morta aos 5 anos em 2008 pelo pai, Alexandre Nardoni, e a madrasta Anna Carolina Jatobá.
Em conversa com jornalistas enquanto as urnas eram apuradas, Datena declarou que seu desempenho na campanha foi “péssimo” e que sua escolha para tentar a prefeitura neste ano eleitoral foi “errada”. O apresentador também disse que não pretende se aventurar em novas campanhas políticas.
“Não sei o que faltou, mas faltou muita coisa. Por isso que não pretendo, nem tenho tempo, nem pretendo experimentar novas posições politicas”, declarou.
Datena também disse que não vai declarar apoio a nenhum candidato no 2º turno. “Com a quantidade de votos que eu tenho, acho que não faria diferença”, declarou.
2º TURNO EM SÃO PAULO
Ricardo Nunes (MDB), 56 anos, e Guilherme Boulos (Psol), 42 anos, disputarão no 2º turno quem será o prefeito de São Paulo pelos próximos 4 anos, a partir de 1º de janeiro de 2025. O ex-coach Pablo Marçal (PRTB), 37 anos, ficou em 3º lugar na disputa realizada neste domingo (6.out).
Com 100% das urnas apuradas, o atual prefeito da capital paulista teve 29,48% dos votos válidos, enquanto o deputado federal teve 29,07%. Marçal ficou bem perto, com 28,14%. Os eleitores paulistanos voltam às urnas em 27 de outubro, último domingo deste mês. Votos válidos são aqueles dados aos candidatos, excluindo-se portanto os brancos e os nulos.
O 2º turno na capital paulista vai replicar o que se viu em 2022 na disputa presidencial entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Hoje, Lula está com Boulos. E, Bolsonaro, com Nunes.