Parece que, afinal, União Europeia (EU) não vai proibir a reparação de automóveis com mais de 15 anos. A ideia, esclareceu, é retirar de circulação veículos que em fim de vida útil.
Numa publicação nas redes sociais, a Comissão Europeia explicou em que se baseia a proposta, salientando que “Não existe nada neste regulamento para impedir a reparação de automóveis que podem ser reparados. Só no caso de um carro estar a ser vendido é que existem regras neste regulamento que iriam permitir às autoridades determinar se um carro é realmente um carro ou se na verdade já não é um carro, mas sim um veículo em fim de vida.”
O objetivo desta nova medida é combater a fraude e confusão entre carros destinados ao ferro-velho e carros em segunda mão.
“Nada nesta proposta impede um proprietário de um veículo de proceder à reparação do mesmo, independentemente da idade da viatura”, refere a Comissão Europeia na publicação.
Em relação às viaturas antigas/de coleção, estas não são abrangidas por esta proposta.
A proposta da Comissão Europeia tem como objetivo apoiar as metas ecológicas da União Europeia, que incluem a descarbonização dos transportes até 2050, a redução das emissões em 55% até ao final da década e a introdução de uma economia limpa e circular no setor automóvel.