Elon Musk já tinha falado sobre ele anteriormente, mas só agora ficámos a conhecer o que poderá ser o robotáxi da Tesla. No evento “We, Robot” que decorreu na quinta-feira, 10 de outubro, foi apresentado o Cybercab, o táxi autónomo da marca americana.
Com portas asa de gaivota e sem volante ou pedais, o Cybercab foi apresentado como o futuro dos robotáxi. De acordo com Elon Musk, que chegou ao palco dentro do veículo, deverá começar a ser produzido em 2026 para conquistar as estradas em 2027 e deverá custar cerca de 30 mil dólares, refere a Reuters.
Para o dono da Tesla, os veículos autónomos vão ser o futuro do transporte, sendo uma opção mais segura e mais barata. Elon Musk chegou a referir durante o evento que estes robotáxis são 10 vezes mais seguros do que os conduzidos por humanos. Em termos de valor, conseguem garantir um valor de menos de 20 cêntimos por milha (cerca de 1,6 km).
O Cybercab que chegou ao palco tem linhas futuristas, com portas asa de gaivota e sem os controlos normais de um veículo atual. Ainda assim, este é apenas um conceito e não há quaisquer detalhes sobre como será a versão final do robotáxi da Tesla.
Além disso, em termos de software, o Cybercab vai usar inteligência artificial e câmaras para poder movimentar-se em vez do hardware usado atualmente, muito à base de sensores.
Outras novidades da Tesla
Além do Cybercab, foi também apresentada a Robovan, um veículo autónomo de transporte de passageiros e carga que terá capacidade para 20 pessoas – ainda que as fotos apenas mostrem 14 lugares, refere o site Electrek. Não foi apresentada a disposição interior da versão apenas de carga.
Se quiseres, podes ver o evento completo abaixo.