Será que os robots autónomos elétricos vão ser o futuro das entregas? Há quem ache que sim e há quem esteja a investir para trazer este futuro para o presente. Há até cidades que estão já a apostar em projetos de entregas com esta tecnologia, como é o caso de Helsínquia, na Finlândia.
Na capital deste país nórdico, um robot autónomo elétrico com ar adorável esteve a garantir as entregas de porta em porta em dois bairros durante a época festiva. O serviço funcionou durante a semana e as entregas eram feitas entre as 10h e as 19h.
Este foi o segundo teste-piloto levado a cabo em 2023, gerido pela empresa de inovação da cidade Forum Virium Helsinki. O objetivo era não só ver como corriam as entregas, mas também perceber se as pessoas estavam a aceitar bem este tipo de serviço muito mais futurístico.
Agora falemos do robot autónomo elétrico. Chama-se HeRo e foi criado pela empresa de tecnologia LMAD. É 100% elétrico – para garantir entregas com pequena pegada ecológica – e fala.
A primeira vez que o HeRo saiu à rua para fazer entregas em Helsínquia foi entre maio e agosto de 2023. Durante estes meses, o robot autónomo entregou ferramentas do Würth Center Sörnäinen para áreas de construção.
Já conheces o Ottobot? Este robot autónomo e elétrico leva encomendas a qualquer hora do dia
Satu Reijonen, gestor do projeto, citado pela Cities Today, explicou que o próximo passo é otimizar as rotas de entrega para que sejam mais eficientes e testá-lo em áreas maiores da cidade.
O robot autónomo está a ser utilizado no âmbito do projeto URBANE que surge com o objetivo de testar várias soluções de entrega na cidade de forma a diminuir o trânsito e as emissões. Este projeto nasceu em 2022 e deverá ter uma duração de quatro anos.