Os radares de controlo de velocidade têm estado bastante ativos desde o início do ano e os números mais recentes indicam que quase 600 mil condutores foram controlados em infração por excesso de velocidade.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) dá conta de que, até ao final de junho de 2023, 592.837 veículos foram controlados em excesso de velocidade, dos quais 187.855 registados pelo sistema nacional de controlo de velocidade por radares fixos (SINCRO) da ANSR e os restantes pelos sistemas fixo e/ou móveis da Polícia de Segurança Pública (PSP) ou Guarda Nacional Republicana (GNR).
A informação foi avançada a 8 de agosto pela CNN Portugal que contactou a ANSR e que avança também que só nestes primeiros seis meses do ano já foram enviadas 297.294 multas, com menos de metade a ser liquidada, num valor a ascender a 5,6 milhões de euros.
Vê aqui onde estão os radares de velocidade da PSP em agosto
Estes valores deverão subir já que (ainda de acordo com a informação obtida pela CNN) agosto é historicamente o mês com maior registo de multas em Portugal.
Atualmente a rede SINCRO conta com 62 locais identificados para controlo de velocidade instantânea (LCVI) e 58 radares que mudam de “localização” de forma rotativa. Em breve estes números serão aumentados para um total de 112 locais com radar (sempre identificados) e 88 radares (móveis entre as diversas caixas).