Parece que o mês de festas arranca com um presente muito especial. O preço dos combustíveis vai voltar a descer, com o gasóleo a baixar 1,5 cêntimos e a gasolina a descer 0,5 cêntimos.
De acordo com informações avançadas pelo jornal ECO, é esperado que, a partir de segunda-feira, 4 de dezembro, e até 10 de dezembro, o preço do gasóleo esteja mais baixo 1,5 cêntimos por litro (0,015/litro) e o preço da gasolina desça 0,5 cêntimos por litro (0,005 cêntimos/litro).
Assim, em seis semanas, o preço do gasóleo já terá descido 11,4 cêntimos e o da gasolina 9,9 cêntimos, refere o ECO.
O Governo mantém a redução de impostos nos combustíveis. Desta forma, o gasóleo está com uma redução de 25 cêntimos por litro e a gasolina de 26 cêntimos por litro.
Ao longo da semana, e de acordo com dados oficiais da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a tendência de descida no preço dos combustíveis tem-se mantido. Ontem, dia 29 de novembro, verificou-se que o preço médio da gasolina simples 95 era de 1,675 euros/litro e o preço médio do gasóleo simples era de 1,626 euros/litro.
Estes preços englobam dados de cerca de 2350 postos de combustível fornecidos à DGEG e já incluem o valor praticado depois de se aplicarem descontos locais, cartões cliente e promoções diversas.
É ainda de salientar que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam, tendo apenas de cumprir as obrigações relativas a impostos. Assim, é importante estar atento às bombas de gasolina da tua zona para perceberes qual será a melhor opção para ti.