Além da localização do novo aeroporto de Lisboa, o Governo anunciou também uma nova ponte sobre o rio Tejo que irá ligar Chelas (Lisboa) ao Barreiro (Setúbal). A Terceira Travessia do Tejo deverá ficar concluída em 2034, ano apontado para a inauguração do aeroporto Luís de Camões.
Sobre a nova ligação Lisboa-Setúbal, ainda não está decidido se a infraestrutura terá capacidade para transporte rodoviário e ferroviário ou apenas ferroviário.
O executivo salientou que a nova ponte permite libertar os constrangimentos de capacidade da infraestrutura ferroviária nas ligações a sul e aumentar a competitividade dos serviços ferroviários entre Lisboa e a região sul, Alentejo e Algarve, com redução de cerca de 30 minutos face aos percursos atuais, bem como aumento da frequência dos serviços.
De acordo com o Governo, a terceira travessia permitirá também reduzir o tempo do percurso no eixo Lisboa/Barreiro em 10 minutos e Lisboa/Setúbal em 30 minutos, bem como permite reforçar a oferta ferroviária suburbana (Cintura, Sintra e Eixo Norte/Sul).
O Governo mandatou a Infraestruturas de Portugal para concluir os estudos para a construção da Terceira Travessia do Tejo.