A corrida sprint do Grande Prémio da Austrália foi cancelada devido «às condições climatéricas e à previsão meteorológica», num dia em que se fazia sentir um vento intense em Philip Island, que afetava as condições de segurança dos pilotos.
A prova foi cancelada à nona volta e a vitória atribuída ao italiano Tony Arbolino (Marc VDS), numa altura em que nem sequer tinham sido cumpridos dois terços da corrida, pelo que só foi atribuída metade da pontuação prevista.
Na altura em que prova foi cancelada já se tinham registado dez quedas em pista e as rajadas de vento estavam a aumentar, tal como tinha sido previsto pela mereteorologia, o que levou a organização a antecipar a corrida principal para sábado.
O italiano Francesco Bagnaia (Ducati), campeão em título, tem agora uma liderança segura por 27 pontos face ao espanhol Jorge Martin (Ducati). Já Miguel Oliveira é 14.º, com 76 pontos.
O campeonato de Moto GP segue agora para a Tailândia, onde o português Miguel Oliveira (Aprilia) venceu em 2022.
Refira-se, já agora, que prova de Moto3 do GP Austrália decorreu como previsto mas debaixo de forte chuva, com mais de uma dezena de quedas, e que a corrida de Moto2 também foi interrompida por falta de condições de segurança para os pilotos.