Já está disponível o programa de mobilidade verde para o Serviço de Apoio Domiciliário que irá permitir às IPSS e equiparadas candidatar-se a apoios para a aquisição de veículos elétricos.
As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e equiparadas, que detêm acordos de cooperação celebrados com o Instituto da Segurança Social, I.P. para o desenvolvimento da resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), podem agora, ao abrigo de um programa inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) candidatar-se a novos apoios para a mobilidade verde.
De acordo com a nota informativa, a Mobilidade Verde Social, tem como objetivo promover a aquisição de viaturas elétricas que possam responder ao desejado incremento das respostas sociais de proximidade, em concreto o Serviço de Apoio Domiciliário e que promovam o máximo de autonomia das pessoas, para que possam aceder aos serviços promotores dessa autonomia.
As candidaturas (ver aqui pormenores) à medida C03-i01-m04 – Mobilidade Verde SAD – Aquisição de Viaturas elétricas são objeto de aviso de abertura de concurso, após aprovação pelo Conselho Diretivo do Instituto da Segurança Social, I.P.
No aviso de abertura de concurso são definidas as condições de acesso e de elegibilidade dos beneficiários finais (instituições), área geográfica e âmbito setorial, bem como as tipologias de viaturas elegíveis para financiamento, valores máximos de financiamento e demais condições especificas de acesso ao concurso.
Em consulta às regras para acesso aos apoios, destaca-se o facto de ser possível apenas uma única candidatura, para financiamento de viatura tipologia 1 ou 2, exceto se a resposta da SAD tiver mais de 70 utentes (ver no site esclarecimentos adicionais).
As viaturas tipo 1 são veículos elétricos ligeiros de mercadorias com transformação e a Tipo 2 para passageiros, igualmente com transformação (ver site com requisitos específicos).
Para mais informações os interessados devem contactar o email: [email protected]