O selecionador de futebol de praia reconheceu hoje que o facto de Portugal partir para o Mundial2025 como cabeça de série é uma grande vantagem e garantiu empenho máximo para a competição, a disputar em maio.
“Termos vencido esta etapa foi bom, pois o vencedor entra no sorteio no pote um, como cabeça de série, já é uma grande vantagem”, Mário Narciso, em declarações divulgadas pela Federação Portuguesa de Futebol, pouco depois de a seleção ter vencido a fase de qualificação europeia para Mundial.
Portugal, campeão mundial em 2015 e 2019 e atual campeão europeu, assegurou a vitória na fase de qualificação continental ao impor-se, em Cádis, à Espanha por 9-6, num jogo em que o treinador nacional destacou a capacidade de adaptação da equipa.
“A Espanha tem uma excelente equipa também. Se calhar, com jogadores mais fortes fisicamente, o terreno não estava muito propício para os nossos jogadores, estava bastante pesado, mas eles adaptaram-se de uma forma extraordinária e conseguiram tornar o jogo tão fácil, que nem eu esperava que acontecesse”, afirmou Mário Narciso após o encontro, que foi adiado de sábado para hoje devido à forte chuva.
O técnico promete empenho máximo para o Mundial, que decorrerá entre 01 e 11 de maio, nas Seychelles: “Em relação ao que vamos fazer lá, vamos dar tudo como damos em qualquer torneio em que entramos e vamos dignificar ao máximo o nome de Portugal”.
Léo Santos, que hoje fez um ‘hat-trick’, destacou o facto de a equipa ter fechado o apuramento com “chave de ouro” e garantiu que os golos que marca são resultado do trabalho coletivo.
“Acredito que é um excelente trabalho de todos, depois sou o afortunado de colocar a bola dentro, mas foi um excelente trabalho de todos, excelente entrega e o resultado está aí”, referiu, acrescentando que a seleção tem “uma mescla de jogadores experientes com jovens” que tem “vindo em crescendo ao longo da temporada”.
O ala Jordan Santos, com 10 golos em sete partidas de qualificação, foi eleito o melhor jogador do torneio, enquanto Pedro Mano foi considerado o melhor guarda-redes.
Os comandados de Mário Narciso fecharam o apuramento com um pleno de vitórias: na primeira fase conseguiram com vitórias sobre Cazaquistão (12-0), Estónia (5-2) e Alemanha (7-3), e golearam o Azerbaijão no play-off, por 13-5.
Na última fase de qualificação, os portugueses somam o triunfo de hoje frente à Espanha aos conseguidos nos jogos com a Polónia (6-1) e com a França (6-3).