Os legumes e frutas frescos são essenciais na alimentação diária. O problema é que parece que às vezes se deterioram muito rápido, acabando no lixo e não no prato.
Evitar o desperdício alimentar é uma forma simples de não só ajudar o ambiente como de poupar dinheiro. E para se conseguir que os legumes e frutas durem mais tempo, o mais importante é saber guardá-los corretamente.
Cenouras, limões, batatas, morangos e ervas aromáticas são alguns dos produtos que podem estragar mais depressa se não forem guardados corretamente. Os limões e os morangos apodrecem, as batatas brotam e as cenouras ficam moles. A boa notícia é que é muito simples evitar este desfecho, de acordo com a nutricionista Lethycia Leite, da página de Instagram @nutricionistalethycialeite.
Dicas para prolongar a vida de algumas frutas e legumes
1. Limões
Em vez de deixá-los à espera da sua utilização, experimenta espremer todos e congelar o sumo em cuvetes de gelo para quando necessário.
2. Cenouras
A melhor forma de garantir que as cenouras duram muito tempo é descascá-las e guardar submersas em água, numa caixa fechada, no frigorífico. Assim duram até um mês.
3. Ervas aromáticas
As ervas aromáticas são muito sensíveis e, por vezes, em poucos dias ficam murchas. Pode guardá-las com os talos em água e com um saco sobre as folhas no frigorífico ou, em alternativa, prepará-las, cortando-as em pedaços pequenos e congelá-las misturadas com azeite, em cuvetes de gelo para se ficar já com doses individuais.
4. Batatas
As batatas duram mais tempo se forem guardadas juntamente com maçãs, já que a fruta atrasa o processo que faz com que o tubérculo comece a brotar.
5. Morangos
Chegou a época dos morangos e se és fã desta fruta sabes que nem sempre é a que dura mais tempo. Assim que os comprares, lava-os com água e vinagre. Esta técnica, além de garantir que ficam realmente limpos, sem químicos, faz com que durem mais tempo (de acordo com a nutricionista, até duas semanas).