A Galp aplicou 5 milhões de dólares (cerca de 4,56 milhões de euros) na Verdagy, contribuindo para uma ronda de financiamento total de 73 milhões de dólares para que esta empresa desenvolva uma tecnologia inovadora para a indústria de hidrogénio verde.
A Verdagy, uma empresa norte-americana sediada na Califórnia, é pioneira no desenvolvimento de uma nova tecnologia de eletrólise escalável com aplicação em indústria com um investimento inicial inferior e menor dependência de matérias-primas críticas do que as tecnologias comparáveis.
O investimento da Galp irá permitir contribuir para o acelerar do desenvolvimento de um dos módulos de eletrolisadores mais competitivos da indústria e trará conhecimento tecnológico de grande valia para os projetos de hidrogénio de fonte sustentável (hidrogénio verde) que a Galp tem em planeamento.
O investimento total de $73 milhões é liderado pela Shell Ventures e Temasek, faz parte de uma ronda de investimentos junto de investidores estratégicos (dos quais faz parte a Galp) e será utilizado na aceleração do lançamento e comercialização do módulo eletrolisador eDynamic de 20 megawatt (20 MW) da Verdagy, peça principal para o desenvolvimento de sistemas de 200 MW e superiores.
O investimento na Verdagy é o segundo que a empresa nacional realiza numa lógica de venture capital, depois da aplicação de 5 milhões de dólares na 6k, empresa sedeada em Boston, que desenvolveu uma tecnologia de ponta para o fabrico de materiais sustentáveis e de baixo custo para o fabrico de baterias de iões de lítio.