A Garland Transport Solutions, empresa que se dedica ao transporte de mercadorias, apresentou uma estratégia para este ano que passa por um departamento intermodal que proporciona soluções com um custo menor e com uma pegada de CO2 inferior em 75 a 80% face ao mesmo transporte rodoviário
As novas rotas intermodais disponibilizadas incluem o transporte combinado entre o ferroviário e marítimo, resultando numa operação mais sustentável e com valores competitivos. Esta aposta acontece poucos meses após a apresentação do Plano Nacional Ferroviário, que, a concretizar até 2050, prevê a transferência modal para a ferrovia de 13% para 40% no transporte de mercadorias.
Numa altura em que se debate a sustentabilidade ambiental e económica de meios mais poluentes e caros como os transportes marítimo, aéreo e rodoviário, a falta de motoristas, a crise energética, entre outros constrangimentos dos meios de transporte de mercadorias tradicionais, a empresa do Grupo Garland, acrescenta à oferta os transportes intermodais, o que lhe permite incrementar lead times e apresentar soluções a preços mais competitivos.
Em comunicado de empresa, o administrador do Grupo Garland, Giles Dawson responsável pela área de transportes refere que “este departamento permite à Garland Transport Solutions ir ao encontro das necessidades dos clientes, apresentando soluções com um custo menor e, muito importante, com uma pegada de CO2 inferior em 75 a 80% face ao mesmo transporte rodoviário”.
Neste momento, a Garland Transport Solutions oferece soluções combinadas que permitem, por exemplo, recolher a carga em casa ou na empresa do cliente por estrada, fazer um trânsito por via marítima, e, depois, utilizar o comboio até ao país de destino, voltando à estrada para o last mile.
O departamento intermodal da Garland Transport Solutions está centralizado num dos centros logísticos que o Grupo tem na Maia. Daqui são geridas soluções combinadas para a Europa, desde o Mediterrâneo Norte aos países nórdicos e de Leste.