A Espanha está determinada em ter do seu lado os melhores da Europa para continuar a reinar no basquetebol. Nuestros Hermanos estão atentos e, por isso, resolveram avançar para a naturalização de Abraham Juom Maker Bol, um jovem de 15 anos e que já mede 2,10 metros.
O prodígio basquetebolista, nascido no Sudão do Sul, chamou a atenção dos média com a suas atuações na equipa juvenis do Baskonia, no País Bascos.
A sua ligação à modalidade começou na sua família, com o irmão mais velho, Paul (2007), que brilhou nas categorias base do Baxi Manresa e, mais tarde, chegou aos Estados Unidos. Também o seu irmão William Deng (2010) é visto como uma referência e partilha balneário, no Barcelona, com o fenómeno Mohamed Dabone, jovem de 13 anos e que já mete tanto como Abraham Juom Maker Bol.
A nacionalização de Maker Bol acontece depois de outras tomadas de decisão semelhantes por parte da Federação Espanhola de Basquetebol, como aconteceu com Eli Ndiaye do Real Madrid, nascido no Senegal, e que foi naturalizado aos 16 anos.
Apesar de se ter nacionalizado espanhol, Maker Bol não poderá estrear-se pela seleção, devido às regras da Federação Internacional de Basquetebol que não permitem que um jogador faça parte da sua nova equipa até ter 23 anos.
As expectativas são muitas relativamente a este jovem jogador, principalmente depois de ter sido MVP no campeonato juvenil espanhol.