A poucos dias do arranque dos Jogos Olímpicos, a equipa de basquetebol dos EUA sofreu uma baixa de peso. Kawhi Leonard, jogador dos LA Clippers, decidiu não ir ao torneio para poder acompanhar a sua equipa na preparação para a próxima temporada da NBA e Derrick White (Boston Celtics) foi o escolhido para o substituir.
Em comunicado, a organização que gere a equipa de basquetebol dos EUA explicou que Leonard fez uma boa preparação para a competição que começa a 27 deste mês. No entanto, tanto os Clippers e a seleção dos EUA optaram por permitir ao jogador focar-se na próxima edição da NBA e trazer um dos campeões nacionais pelos Celtics.
Derrick White terminou a temporada transata com 92 jogos e médias de 15,5 pontos, 4,9 assistências e 4,2 ressaltos.
O basquetebolista reforça, assim, o contingente dos Boston Celtics, a equipa na qual alinha o internacional português Neemias Queta, juntando-se a Jayson Tatum e Jrue Holiday.
LeBron James (Los Angeles Lakers), Stephen Curry (Warriors) e Kevin Durant (Phoenix Suns) são as principais figuras do conjunto comandado por Steve Kerr (Warriors), secundadas pelo naturalizado Joel Embiid (Philadelphia 76ers), Anthony Davis (Lakers) e Jayson Tatum.
Devin Booker (Suns), Anthony Edwards (Minnesota Timberwolves), Jrue Holiday, Bam Adebayo (Miami Heat), Tyrese Haliburton (Indiana Pacers) e White completam a formação norte-americana.
Durant já conta três ouros olímpicos, enquanto LeBron sagrou-se campeão em 2008 e 2012, depois do bronze de 2004.
Os Estados Unidos venceram 16 dos 20 torneios de basquetebol masculino dos Jogos Olímpicos, enquanto a União Soviética ganhou dois (1972 e 1988), a Jugoslávia um (1980) e a Argentina outro (2004), o único dos últimos oito – desde o ‘Dream Team’ de 1992 – que os norte-americanos falharam.